Língua Portuguesa no Timor-Leste: escrita e autoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2018v18n1p31

Palavras-chave:

Formação de Professores, Escrita, Língua Portuguesa, Timor-Leste

Resumo

A língua portuguesa, a partir de 2002, passou a configurar como língua oficial e de instrução em Timor-Leste, juntamente com a língua tétum. Atualmente a língua portuguesa está sendo reintroduzida no país, com ações que recaem, sobretudo, em mudanças nos currículos escolares e na formação docente. A experiência com a formação de professores e futuros professores do ensino básico de Timor-Leste permitiu-nos observar que entre as dificuldades que esses sujeitos apresentam no que diz respeito à língua portuguesa a produção de textos ocupa lugar de destaque. Tendo em vista esse contexto, neste trabalho, analisamos as dificuldades com a produção e escrita da monografia em língua portuguesa de alunos concluintes do curso de Formação de Professores do Ensino Básico da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL). A análise dos enunciados de 27 alunos/as foi realizada tendo como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin, ressaltando, como categorias para análise, os conceitos de cronotopo e entonação (BAKHTIN, 2011). Com base na análise empreendida podemos afirmar que a grande maioria dos sujeitos integrantes desta pesquisa aponta a língua portuguesa como maior obstáculo para a escrita da monografia. Contudo, apesar dessa dificuldade, valora positivamente a obrigatoriedade da escrita desse gênero em português. Além disso, suas respostas conduzem à relação entre o domínio da linguagem e a capacidade de argumentação e sinalizam a dificuldade do sujeito sentir-se autor-criador, na acepção que confere Bakhtin a esse termo, de sua produção escrita em uma língua não materna.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Hankuk University of Foreign Studies (HUFS)

Doutoranda em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professora do Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies, campus Global em Yongin, Coreia do Sul. 

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Publicado

11-03-2019

Como Citar

GUIMARÃES, Joice Eloi. Língua Portuguesa no Timor-Leste: escrita e autoria. Entretextos, Londrina, v. 18, n. 1, p. 31–52, 2019. DOI: 10.5433/1519-5392.2018v18n1p31. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29085. Acesso em: 4 jul. 2024.

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