Contribuições da semântica argumentativa na compreensão de questões do Enem

Autores

  • Larissa Pontes Hübner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p107

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Ensino, ENEM

Resumo

A principal competência usada na prova do ENEM é a compreensão leitora, buscando, portanto, destacar a leitura e a interpretação de textos variados. Suas questões são chamadas, dessa forma, de situações-problema, isto é, o estudante deve mobilizar todos os recursos que tem e tomar decisões favoráveis ao seu objetivo. Nessa perspectiva, este artigo fará uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, partindo da análise de questões do ENEM com o propósito de testar se certas perguntas podem ser respondidas simplesmente por sua compreensão linguística, ou seja, se não seriam necessários conhecimentos prévios sobre o tema abordado. A fim de encontrar o sentido construído pelo linguístico do texto, foi utilizada como alicerce a Teoria da Argumentação na Língua (Semântica Argumentativa), de Oswald Ducrot e colaboradores, principalmente no que diz respeito à fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida com Marion Carel. Nessa teoria, o autor postula que é o discurso que porta sentido, ou seja, para descrever o sentido devemos nos apoiar no linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Pontes Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Marista de Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores educacionais e dados consolidados do ENEM 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/. Acesso em: 25 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task. Acesso em: 26 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília (DF): MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 15 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Brasília (DF): MEC/SEF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 23 maio 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: INEP, 2005.

CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1970.

SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

SILVA, Larissa Pontes Hübner da. A semântica argumentativa como estratégia para compreensão de questões do ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, 2015.

Downloads

Publicado

25-11-2016

Como Citar

HÜBNER, Larissa Pontes. Contribuições da semântica argumentativa na compreensão de questões do Enem. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 107–125, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/22975. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos