Contribuições da semântica argumentativa na compreensão de questões do Enem

Autores

  • Larissa Pontes Hübner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n2p107

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Ensino, ENEM

Resumo

A principal competência usada na prova do ENEM é a compreensão leitora, buscando, portanto, destacar a leitura e a interpretação de textos variados. Suas questões são chamadas, dessa forma, de situações-problema, isto é, o estudante deve mobilizar todos os recursos que tem e tomar decisões favoráveis ao seu objetivo. Nessa perspectiva, este artigo fará uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, partindo da análise de questões do ENEM com o propósito de testar se certas perguntas podem ser respondidas simplesmente por sua compreensão linguística, ou seja, se não seriam necessários conhecimentos prévios sobre o tema abordado. A fim de encontrar o sentido construído pelo linguístico do texto, foi utilizada como alicerce a Teoria da Argumentação na Língua (Semântica Argumentativa), de Oswald Ducrot e colaboradores, principalmente no que diz respeito à fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida com Marion Carel. Nessa teoria, o autor postula que é o discurso que porta sentido, ou seja, para descrever o sentido devemos nos apoiar no linguístico.

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Biografia do Autor

Larissa Pontes Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Marista de Educação.

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Publicado

25-11-2016

Como Citar

HÜBNER, L. P. Contribuições da semântica argumentativa na compreensão de questões do Enem. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 2, p. 107–125, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n2p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/22975. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos