Uma análise multimodal do site “Portal do Professor”

Autores

  • Cláudia Gomes Silva Guimarães Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p195

Palavras-chave:

Análise Multimodal, Multiletramentos

Resumo

Considerando os sites da Internet como espaço híbrido, objetiva-se apresentar uma análise multimodal do site institucional Portal do Professor (MEC), discutindo a influência das escolhas do seu desenvolvedor para a construção de sentidos. Teoriza-se, na perspectiva dos multiletramentos, os conceitos de design, multimodalidade e hipermodalidade e sua relação com a cultura do desenvolvedor, utilizando as categorias para análise multimodal de sites (PAUWELS, 2012) e as de Lemke (2002): presentacionais, orientacionais e organizacionais. Para finalizar, sinaliza-se que, por meio das escolhas dos recursos do site, os administradores poderiam dar mais autonomia para o professor-usuário se apropriar e ressignificar conteúdos e textos para estabelecer maior interação e ampliar suas propostas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Gomes Silva Guimarães, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Referências

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo; PRATA, Carmem Lúcia. Portal Educacional do Professor do Brasil. Revista de Educación, Brasília, n. 352, mayo/ago. 2010.

BUZATO. Marcelo El Khouri. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilidades. Revista CROP, v. 12, p. 108-144, 2007.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350.

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org). Por uma outra comunicação: Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003. p. 253-287.

JEWITT, Carey. Multimodal Discourses Across the Curriculum, Encyclopedia of Language and Education. Discourse and Education, v. 3, p. 357-367, 2008.

KNOBEL, Michele.; LANKSHEAR, Colin. A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang, 2007.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2nd ed. London: Routledge. 2006.

LEMKE, Jay L. Travels in hypermodality. Visual communication, v. 1, n. 3, p. 299-325, 2002.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, MA, v.66, n.1, p.60-92, 1996. Disponível em: http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44ManilaWebsite/paul/articles/A_Ped. Acesso em: 11/02/2011.

O‟HALLORAN, Kay. L. Multimodal Discourse Analysis. In: HYLAND, K.; PALTRIDGE, B. (ed.). Companion to Discourse. London and New York: Continuum, 2011.

PAUWELS. Luc. A Multimodal Framework for Analyzing Websites as Cultural Expressions. Journal of Computer-Mediated Communication, n.17, p. 247–265, 2012. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2012.01572.x/pdf. Acesso em: 09 mar. 2012.

PINHEIRO, Petrilson Alan. Multimodalidade e Construção de Sentidos no Meio Digital. Disciplina. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas/IEL; Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. (Anotações de aula, durante explanação do Prof. Dr. Petrilson Pinheiro).

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

GUIMARÃES, Cláudia Gomes Silva. Uma análise multimodal do site “Portal do Professor”. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 1, p. 195–216, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n1p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18678. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos