A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p247

Palavras-chave:

Concepções de leitura, Conhecimentos prévios, Construção de sentidos, Livros didáticos

Resumo

Tomar como base a perspectiva segundo a qual a leitura constitui-se ponto de interação entre texto e leitor é admitir o caráter de construção de sentidos que ela possui. Tendo em vista que uma das principais condições para que o processo de leitura seja concebido como produção de sentidos é a ativação e vinculação dos conhecimentos prévios que os alunos possuem. Pretende-se, neste artigo, verificar se os livros didáticos da primeira etapa do ensino fundamental proporcionam as condições necessárias à promoção desses conhecimentos no processo de leitura. Para tanto, selecionamos um livro didático da 2ª série da coleção “Viver e aprender português”, adotada por um colégio público do município de Maringá/PR. Os dados revelaram forte tendência à realização de atividades de “imitações” de leitura, reflexos de uma concepção autoritária fortemente marcada na realidade escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Poças Biondo, Universidade Estadual de Maringá

Mestrada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

CORACINI, M. J. R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M. J. R. F. (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas/SP: Pontes, 1995.

CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós-) modernidade. In: LIMA, R. C. de C. P. (org.). Leituras: múltiplos olhares. Campinas/SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista/SP: Unifloh, 2005.

DELL`ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (org.) As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UNB, 1996.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LEFFA, V. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolingüística. Porto Alegre Sagra: DC Luzzatto, 1996.

MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 2ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.

MARTOS, C. R. Viver e aprender português. 4ª série. São Paulo: Saraiva, 2002.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo/SP: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

BIONDO, Fabiana Poças. A importância dos conhecimentos prévios no processo de leitura: uma análise de livro didático do ensino fundamental. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 247–264, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p247. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18541. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos