Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p149

Palavras-chave:

Gênero textual, Tira, Formação inicial

Resumo

O presente artigo objetiva, à luz da Lingüística Aplicada, realizar um diagnóstico sobre o conhecimento de um trio de professorandos em relação ao gênero tira, por meio da elaboração de um plano de aula a ser desenvolvido em uma 5ª. série, da rede pública de ensino. O referencial teórico apóia-se na teoria enunciativa de cunho bakthiniano, mas também traz contribuições da Semiótica, tendo em vista a natureza do objeto de investigação. Os resultados evidenciam que ao final do curso os professorandos não possuem conhecimentos relevantes sobre a natureza do texto não- verbal, bem como sobre o ensino de gêneros sincréticos, o que torna necessária e emergencial medidas interventivas na formação inicial em relação ao lugar dos gêneros verbo-visuais na formação de futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá

Referências

BAKTHIN, Mikail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DONDIS, A. Donis. Caráter e conteúdo do alfabetismo visual. In: DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.5-27.

HILA, Cláudia Valéria Doná. Gêneros textuais e a formação dos professorandos no curso de Letras. In: Anais... I CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 1., 2006, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

HONÓRIO, Ceci-Maria A. Concepções de leitura: dos caminhos possíveis. In: MENEGASSI, R.J. (Org.) Leitura e ensino. Maringá: EDUEM, 2005 (Formação de professores, EAD, n.19), p. 45-75.

LIMOLI, Loredana. Leitura de imagem e ensino de língua materna. In: LIMOLI, L. e Margarido Correia. Porto: Civilização, 1970.

MARTINS, Maria Helena. Palavra e imagem: um diálogo, uma provocação. In: MARTINS, Maria Helena. (Org.) Questões de linguagem. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1993. p. 95-105.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

TASSO, Ismara Eliane Vidal de Souza. Linguagem não-verbal e produção de sentidos no cotidiano escolar. In: SANTOS, Annie Rose; RITTER, Lilian Cristina Buzato (Orgs.) Concepções de linguagem e ensino de lingual portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005 (Formação de professores, EAD, n.18), p.131-173.

VOLOSHINO Valentin N., V.N; BAKTHIN, Mikail M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. (1926). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. In: VOLOSHINOV, Valentin N. Freudism. Tradução I. R. Tiotunik. New York: Academic Press, 1976.

VYGOTSKY; L.S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: VYGOTSKY; L.S. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo : Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

HILA, Cláudia Valéria Doná. Tiras: diagnóstico de uma aula de leitura na formação inicial. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 149–167, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18535. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos