(Re)pensando o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p25

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem, Língua Estrangeira. Perspectivas.

Resumo

A educação cumpre uma função social. Assim, em limiar de um século pragmático, dinâmico, volátil, a escola, bem como a docência, passa a ter novas exigências sociais. Nesse aspecto, para que os sujeitos tenham um concreto engajamento no mundo social, faz-se necessário não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas na língua vernácula, todavia em uma língua estrangeira. Em vista disso, este trabalho concerniu ao esforço de investigação às principais contribuições de uma base epistemológica especializada a respeito das perspectivas do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Acerca da natureza metodológica do trabalho, a pesquisa foi exploratória quanto aos objetivos e de bibliografia em relação às fontes de informação, amparada pela técnica da documentação indireta, o principal procedimento de coleta de dados. Já com os dados, foram analisados qualitativamente numa perspectiva crítico-reflexiva, dos quais se obtiveram intrigantes implicações. Primeira, a relevância da aprendizagem, domínio, competência e empenho linguístico- -discursivos em uma língua estrangeira no limiar de uma era em que se intensificam as relações internacionais, o progresso tecno-científico, a globalização. Segunda, os fatores que (in)viabilizam o efetivo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Destarte, inferindo, existem lacunas e paradigmas educacionais. Por conseguinte, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras está falho. Um dos primeiros passos à reversão deste panorama é compreender a língua como um fenômeno essencialmente oral, a heterogeneidade da discência, o protagonismo na aprendizagem. Enfim, ter a prática pedagógica consolidada na aplicabilidade, utilidade, significação real dos conteúdos e atividades para a aprendizagem discente, e, significativamente, no lúdico.

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Biografia do Autor

Ademir Paulo Giraldello, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em Estudos Linguísticos/Psicolinguística pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Professor de inglês da rede pública 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor dos Cursos de Licenciatura da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

GIRALDELLO, Ademir Paulo; TEDESCO, Anderson Luiz. (Re)pensando o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 25–42, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/17601. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos