Prática de gramática na escola no ensino fundamental: como pesquisar

Autores

  • Rosangela Cristina Henrique Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Marlon Leal Rodrigues Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-0559-3098

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n2p363

Palavras-chave:

Gramática, Ensino, Sala de aula

Resumo

Neste trabalho pretendemos discutir a diferença entre a fala e a escrita e a utilização da gramática a serviço destas dentro de sala de aula. Para o embasamento teórico do trabalho foram utilizados os seguintes autores: Bagno, Faraco, Lúzio e Possenti. A pesquisa será bibliográfica e com pesquisa de campo em uma sala de aula do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. Analisaremos os trabalhos realizados pelos alunos, baseando-se nestes para discutir à questão da norma culta padrão e como os discentes utilizam à gramática. Os estudantes apresentaram um conhecimento mínimo tanto das regras gramaticais quanto de manipulação da gramática, tornando-os em alunos dependentes do saber do professor e sem autonomia de pesquisa.

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Biografia do Autor

Rosangela Cristina Henrique, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduanda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Professor  da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

HENRIQUE, R. C.; RODRIGUES, M. L. Prática de gramática na escola no ensino fundamental: como pesquisar. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 2, p. 363–387, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n2p363. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16204. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos