Letramento acadêmico: interpretação textual em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p100

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Leitura e interpretação textual, Texto argumentativo

Resumo

A maioria dos alunos ingressantes no nível de ensino superior encontra dificuldades relacionadas à interpretação textual. Dúvidas em relação à temática, ao ponto de vista que o autor assume e principalmente aos argumentos que o autor utiliza para defender seu ponto de vista são comuns quando se propõem tarefas com textos argumentativos. Nesse sentido, tomando como base propostas de Paula Carlino (2009) para o ensino da leitura e da escrita no nível superior (letramento acadêmico), e tendo como aporte teórico-metodológico a semiótica greimasiana, neste artigo procede-se à análise de um texto de opinião no intuito de fornecer subsídios metodológicos que auxiliem alunos recém-chegados à graduação no trabalho com essa modalidade textual. Diferença entre opinião e argumento, formas de argumentação, e organização semântica dos textos são questões discutidas a partir do texto em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF) Faculdade Anhanguera de Passo Fundo

Doutora em Letras pela UPM-SP. Professora na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo. 

Clínio Jorge de Souza, Facudade Anhanguera de Sorocaba- SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Anhanguera de Sorocaba-SP.

Cristiane Piementel Neder, Faculdade Anhanguera de São José- SC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Professora nos programas de graduação Faculdade Anhanguera de São José - SC.

Jaeder Fernandes Cunha, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto- SP

Doutorado Direto em História Econômica pela Universidade de São Paulo, USP.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2000.

CARLINO, Paula. Escribir, Leer y Apreender en la Universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

CRESTANI, Luciana Maria. Sem vez e sem voz: o negro nos textos escolares. Passo Fundo: UPF, 2003.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon, Porto Alegre, v.9, n.23, p. 163-173, 1995.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001

PLATÃO & FIORIN. Lição de texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: Ática, 2002.

SOARES, Magda Becker. O que é letramento. Diário do grande ABC, Santo André, 29 ago. 2003, Caderno Diário na Escola, p. 3.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

CRESTANI, Luciana Maria; SOUZA, Clínio Jorge de; NEDER, Cristiane Piementel; CUNHA, Jaeder Fernandes. Letramento acadêmico: interpretação textual em questão. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 100–118, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p100. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15569. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)