Ensino de espanhol e a questão social do consumo: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p119

Palavras-chave:

Ensino, Espanhol, Consumo

Resumo

Este artigo possui dois objetivos principais. O primeiro é problematizar a importância da abordagem da questão social do consumo (BRASIL, 1998b) na aula de espanhol como língua estrangeira. O segundo é repensar o papel do ensino da língua espanhola no segundo segmento do Ensino Fundamental, a partir dos posicionamentos dos alunos (RAJAGOPALAN, 2003). Para tanto, elaborei um questionário (CORTEZ, 2003) a fim de ser aplicado aos alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. As perguntas possuem como eixo norteador os seguintes tópicos: a importância do ensino de espanhol; as habilidades comunicativas que podem balizar o ensino; e a presença de aulas que perpassem a temática do consumo contemporâneo. Observei que muitos alunos se interessam pela discussão de tópicos relacionados ao consumo, por ser uma problemática inerente às suas vidas. Além disso, a preferência dos alunos pela aprendizagem de distintas habilidades comunicativas, não enfocando apenas na leitura, e a problematização da questão social do consumo podem contribuir para a seguinte perspectiva: promover uma ressignificação das práticas docentes pedagógicas, a partir da construção de aulas mais reflexivas e críticas ancoradas na compreensão e produção orais e escritas (BRASIL, 1998c).

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdiney da Costa Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias; Faculdades Integradas Simonsen

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e das Faculdades Integradas Simonsen.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1997.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008

BERDUG, Óscar. El español como recurso económico. Anatomía de un nuevo sector. II Congreso Internacional de la Lengua Española. Valladolid 2001. Disponível em http://congresosdelalengua.es/valladolid/ponencias/activo_del_espanol/1_la_in dustria_del_espanol/berdugo_o.htm. Acesso em 10 mar. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: tema transversal “Trabalho e Consumo”. Brasília: MEC/SEF, 1998b, p. 337-406.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998c.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

CORTEZ, Cleide Diniz. Estudar...Aprender...Ensinar...Mudar...Transformar-se: um processo contínuo. In: BARBARA, L.; ROCHA, R. C. G. (Orgs.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p 221-234.

FREITAS, Luciana Maria Almeida. Da fábrica à sala de aula: vozes e práticas tayloristas no trabalho do professor de espanhol em cursos de línguas. 359 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

LAGARES, Xoán Carlos. A ideologia do panhispanismo e o ensino do espanhol no Brasil. Revista Digital de Políticas Linguísticas, v. 2, p. 85-110, 2010.

LOBO, Valdiney da Costa. A (re)construção da identidade do adolescente consumidor na aula de espanhol a partir de atividades de leitura: uma pesquisa-ação com quadrinhos do Gaturro. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2012.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. A nova ordem mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BARBARA, L.; ROCHA, R. C. G. (Org.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. O ensino de línguas estrangeiras como uma questão política. In: MOTA, K; SCHEYERL (Orgs.) Espaços Linguísticos: resistências e expansões. Salvador: EDUFBA, 2006, p. 15-23.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Vencer barreiras e emergir das adversidades com pleno êxito, sempre com o pé no chão. In: LIMA, D. (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 55-66.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

23-10-2014

Como Citar

LOBO, V. da C. Ensino de espanhol e a questão social do consumo: algumas reflexões. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 119–137, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15231. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos