Ensino de espanhol e a questão social do consumo: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p119

Palavras-chave:

Ensino, Espanhol, Consumo

Resumo

Este artigo possui dois objetivos principais. O primeiro é problematizar a importância da abordagem da questão social do consumo (BRASIL, 1998b) na aula de espanhol como língua estrangeira. O segundo é repensar o papel do ensino da língua espanhola no segundo segmento do Ensino Fundamental, a partir dos posicionamentos dos alunos (RAJAGOPALAN, 2003). Para tanto, elaborei um questionário (CORTEZ, 2003) a fim de ser aplicado aos alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. As perguntas possuem como eixo norteador os seguintes tópicos: a importância do ensino de espanhol; as habilidades comunicativas que podem balizar o ensino; e a presença de aulas que perpassem a temática do consumo contemporâneo. Observei que muitos alunos se interessam pela discussão de tópicos relacionados ao consumo, por ser uma problemática inerente às suas vidas. Além disso, a preferência dos alunos pela aprendizagem de distintas habilidades comunicativas, não enfocando apenas na leitura, e a problematização da questão social do consumo podem contribuir para a seguinte perspectiva: promover uma ressignificação das práticas docentes pedagógicas, a partir da construção de aulas mais reflexivas e críticas ancoradas na compreensão e produção orais e escritas (BRASIL, 1998c).

 

 

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Biografia do Autor

Valdiney da Costa Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias; Faculdades Integradas Simonsen

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e das Faculdades Integradas Simonsen.

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Publicado

23-10-2014

Como Citar

LOBO, Valdiney da Costa. Ensino de espanhol e a questão social do consumo: algumas reflexões. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 1, p. 119–137, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n1p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/15231. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos