Ensino de espanhol e a questão social do consumo: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n1p119Palavras-chave:
Ensino, Espanhol, ConsumoResumo
Este artigo possui dois objetivos principais. O primeiro é problematizar a importância da abordagem da questão social do consumo (BRASIL, 1998b) na aula de espanhol como língua estrangeira. O segundo é repensar o papel do ensino da língua espanhola no segundo segmento do Ensino Fundamental, a partir dos posicionamentos dos alunos (RAJAGOPALAN, 2003). Para tanto, elaborei um questionário (CORTEZ, 2003) a fim de ser aplicado aos alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. As perguntas possuem como eixo norteador os seguintes tópicos: a importância do ensino de espanhol; as habilidades comunicativas que podem balizar o ensino; e a presença de aulas que perpassem a temática do consumo contemporâneo. Observei que muitos alunos se interessam pela discussão de tópicos relacionados ao consumo, por ser uma problemática inerente às suas vidas. Além disso, a preferência dos alunos pela aprendizagem de distintas habilidades comunicativas, não enfocando apenas na leitura, e a problematização da questão social do consumo podem contribuir para a seguinte perspectiva: promover uma ressignificação das práticas docentes pedagógicas, a partir da construção de aulas mais reflexivas e críticas ancoradas na compreensão e produção orais e escritas (BRASIL, 1998c).
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