A importância da fotografia no ensino do francês em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n2p245

Palavras-chave:

Ensino, fotografia, língua francesa, Abordagem comunicativa.

Resumo

Moçambique tem uma diversidade linguística complexa. O português é a língua oficial e concorre com mais de vinte línguas do grupo bantu distribuídas de forma desigual pelo país. O francês tem o estatuto de língua estrangeira e é aprendido a partir da 9ª até 12ª classes do ensino secundário. A presente pesquisa versa sobre a complexidade do ensino do francês usando a fotografia (documento autêntico) nas escolas secundárias públicas e privadas de Moçambique e pretende: discutir metodologias de ensino da língua estrangeira; analisar o manual escolar Le nouvel espaces-1 e, finalmente, sugerir caminhos para explorar a fotografia em prol da aquisição das competências comunicativas em francês. Baseando-se na abordagem comunicativa, a pesquisa procura mostrar que a fotografia é um potencial material de aprendizagem de uma língua possibilitando a criação de atividades de expressão e comunicação oral e escrita. Com pesquisa com manual concluiu-se que as fotografias são pouco exploradas nas aulas de francês e que seria interessante que os professores aproveitassem este material para o desenvolvimento de várias atividades para que o aluno progrida desenvolvendo as quatro competências.

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Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Professor no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini (Moçambique) e professor na Academia de Ciências Policiais (Moçambique).

 

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Publicado

31-08-2015

Como Citar

TIMBANE, Alexandre António. A importância da fotografia no ensino do francês em Moçambique. Entretextos, Londrina, v. 15, n. 2, p. 245–268, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2015v15n2p245. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14770. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos