Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p401

Palavras-chave:

Material didático, Gêneros discursivos, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, desejamos analisar o quanto procedimentos didáticos estão realmente afinados aos pressupostos do conceito de gênero discursivo bakhtiniano ao qual se consideram filiados. Para tanto, selecionamos um exemplar de produção Didático-Pedagógica do PDE/PR (2008) para observarmos o quanto as atividades propostas estão orientadas pelos aspectos históricos e sociointeracionais envolvidos na atividade mediada pelo gênero alvo. Como resultado, não encontramos atividades que tratassem de aspectos mais profundos do gênero a ser ensinado, uma vez que as reflexões propostas centraram-se em tópicos do contexto mais imediato de comunicação, no domínio de terminologia específica de uma área de atuação, na explanação de características estruturais do gênero e no levantamento de elementos linguísticos de coesão textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Sanches Vignoli, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda na UFPR. Professora da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / FAFIPAR - câmpus Paranaguá.

Iara Bemquerer Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora na Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Referências

ADAM, Jean-Michel; HEIDMANN, Ute. O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GERALDI, João Wanderlei (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

MARIA, Francisco de Assis Teles. O uso do gênero de texto notícia nos livros didáticos de línguaPortuguesa do ensino médio: português – língua e cultura e Português: linguagens. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011(a). V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.

MARIA, Francisco de Assis Teles. Os gêneros textuais como objeto de estudo e de ensino: notícia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didáticopedagógica, 2008(b). Curitiba: SEED/PR., 2011. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: EDUEM, 2011.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Paraná: departamento de educação básica, 2008.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Documento síntese do PDE. Paraná: departamento de educação básica, 2012. Disponível em:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/docu mentosintese_pde.pdf. Acesso em: dez. 2012.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004

Downloads

Publicado

26-09-2013

Como Citar

VIGNOLI, Jacqueline Sanches; COSTA, Iara Bemquerer. Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 401–419, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p401. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14743. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos