Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p401Palavras-chave:
Material didático, Gêneros discursivos, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Neste artigo, desejamos analisar o quanto procedimentos didáticos estão realmente afinados aos pressupostos do conceito de gênero discursivo bakhtiniano ao qual se consideram filiados. Para tanto, selecionamos um exemplar de produção Didático-Pedagógica do PDE/PR (2008) para observarmos o quanto as atividades propostas estão orientadas pelos aspectos históricos e sociointeracionais envolvidos na atividade mediada pelo gênero alvo. Como resultado, não encontramos atividades que tratassem de aspectos mais profundos do gênero a ser ensinado, uma vez que as reflexões propostas centraram-se em tópicos do contexto mais imediato de comunicação, no domínio de terminologia específica de uma área de atuação, na explanação de características estruturais do gênero e no levantamento de elementos linguísticos de coesão textual.
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