Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p401

Palavras-chave:

Material didático, Gêneros discursivos, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, desejamos analisar o quanto procedimentos didáticos estão realmente afinados aos pressupostos do conceito de gênero discursivo bakhtiniano ao qual se consideram filiados. Para tanto, selecionamos um exemplar de produção Didático-Pedagógica do PDE/PR (2008) para observarmos o quanto as atividades propostas estão orientadas pelos aspectos históricos e sociointeracionais envolvidos na atividade mediada pelo gênero alvo. Como resultado, não encontramos atividades que tratassem de aspectos mais profundos do gênero a ser ensinado, uma vez que as reflexões propostas centraram-se em tópicos do contexto mais imediato de comunicação, no domínio de terminologia específica de uma área de atuação, na explanação de características estruturais do gênero e no levantamento de elementos linguísticos de coesão textual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacqueline Sanches Vignoli, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda na UFPR. Professora da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / FAFIPAR - câmpus Paranaguá.

Iara Bemquerer Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora na Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Referências

ADAM, Jean-Michel; HEIDMANN, Ute. O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GERALDI, João Wanderlei (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

MARIA, Francisco de Assis Teles. O uso do gênero de texto notícia nos livros didáticos de línguaPortuguesa do ensino médio: português – língua e cultura e Português: linguagens. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011(a). V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.

MARIA, Francisco de Assis Teles. Os gêneros textuais como objeto de estudo e de ensino: notícia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didáticopedagógica, 2008(b). Curitiba: SEED/PR., 2011. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: EDUEM, 2011.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Paraná: departamento de educação básica, 2008.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Documento síntese do PDE. Paraná: departamento de educação básica, 2012. Disponível em:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/docu mentosintese_pde.pdf. Acesso em: dez. 2012.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004

Downloads

Publicado

26-09-2013

Como Citar

VIGNOLI, J. S.; COSTA, I. B. Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 401–419, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p401. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14743. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos