Didactical procedures and the concept of discursive gender: analysis of a Didactic-Pedagogical PDE/PR production
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p401Keywords:
Didactical material, Discursive genres, Teaching Portuguese LanguageAbstract
In this article, we wish to analyze how didactical procedures are really adjusted to the bakhtinian concept of discursive gender which are considered themselves members. To this end, we selected a sample of Didactic-Pedagogical PDE / PR production to observe how much the proposed activities are guided by the historical and socio-interactionalaspects involved in the activity mediated by the discursive gender. As a result, we cannot find activities that dealt the deeper aspects of the genre to be taught, since these reflections focused on topics of more immediate context of communication, in the field of specific terminologyto an area, in explanation of structural characteristics of the genre and the survey of linguistic elements of textual cohesion.Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF.
BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GERALDI, João Wanderlei (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
MARIA, Francisco de Assis Teles. O uso do gênero de texto notícia nos livros didáticos de línguaPortuguesa do ensino médio: português – língua e cultura e Português: linguagens. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011(a). V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.
MARIA, Francisco de Assis Teles. Os gêneros textuais como objeto de estudo e de ensino: notícia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didáticopedagógica, 2008(b). Curitiba: SEED/PR., 2011. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: EDUEM, 2011.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Paraná: departamento de educação básica, 2008.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Documento síntese do PDE. Paraná: departamento de educação básica, 2012. Disponível em:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/docu mentosintese_pde.pdf. Acesso em: dez. 2012.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.