Procedimentos didáticos e o conceito de gênero discursivo: análise de uma produção Didático-Pedagógica do PDE/PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p401Palabras clave:
Material didático, Gêneros discursivos, Ensino de Língua PortuguesaResumen
Neste artigo, desejamos analisar o quanto procedimentos didáticos estão realmente afinados aos pressupostos do conceito de gênero discursivo bakhtiniano ao qual se consideram filiados. Para tanto, selecionamos um exemplar de produção Didático-Pedagógica do PDE/PR (2008) para observarmos o quanto as atividades propostas estão orientadas pelos aspectos históricos e sociointeracionais envolvidos na atividade mediada pelo gênero alvo. Como resultado, não encontramos atividades que tratassem de aspectos mais profundos do gênero a ser ensinado, uma vez que as reflexões propostas centraram-se em tópicos do contexto mais imediato de comunicação, no domínio de terminologia específica de uma área de atuação, na explanação de características estruturais do gênero e no levantamento de elementos linguísticos de coesão textual.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF.
BUZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GERALDI, João Wanderlei (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
MARIA, Francisco de Assis Teles. O uso do gênero de texto notícia nos livros didáticos de línguaPortuguesa do ensino médio: português – língua e cultura e Português: linguagens. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011(a). V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.
MARIA, Francisco de Assis Teles. Os gêneros textuais como objeto de estudo e de ensino: notícia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didáticopedagógica, 2008(b). Curitiba: SEED/PR., 2011. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte. Acesso em: dez. 2012.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: EDUEM, 2011.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Paraná: departamento de educação básica, 2008.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Documento síntese do PDE. Paraná: departamento de educação básica, 2012. Disponível em:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/docu mentosintese_pde.pdf. Acesso em: dez. 2012.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.