Desenvolvimento de habilidades de leitura no Ensino Médio: as atividades didáticas do Caderno do Aluno
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2015v15n1p124Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Habilidades de leitura, Saresp, Ensino Médio, Gêneros discursivos.Resumo
O desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Médio por meio da leitura de gêneros discursivos tematiza esta pesquisa. O estudo se justifica pela necessidade de se dedicar uma atenção específica à abordagem desse tema nos materiais didáticos Caderno do Aluno Língua Portuguesa, distribuído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Médio. O objetivo é oferecer uma análise reflexiva sobre as atividades e exercícios que esse material apresenta para desenvolver as habilidades de leitura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Primeiramente, foram selecionadas, a partir dos dados disponibilizados pelo Relatório Pedagógico do Saresp 2010, as três habilidades de leitura do nível Adequado que obtiveram menor porcentagem de acertos. Em seguida, foram observados os exercícios e atividades que desenvolvem tais habilidades no Caderno do Aluno a partir de critérios específicos. A fundamentação para o trabalho alicerça-se na Matriz de Referência do Saresp e no Relatório do Saresp, bem como no conceito bakhtiniano de gênero discursivos. O estudo concluiu que, quanto aos gêneros discursivos, as atividades atuam de forma a valorizar sua diversidade; quanto às atividades referentes às habilidades de leitura, verificou-se a necessidade de revisão de exercícios e da articulação de conteúdos.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, SEMTEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. 244p.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. A leitura de gêneros discursivos nas aulas de língua portuguesa da perspectiva sociocognitiva. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2011. (Não Publicado).
KOCH, Ingedore Villaça. A construção sociocognitiva da referência. In: MIRANDA, Neusa Salim.; NAME, Maria Cristina (Org.). Linguística e cognição. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. p. 95-107.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz., BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros – teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.
RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar artigos. São Paulo: Humanitas, 2011. (Coleção Metodologias, v. 5).
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Coordenação geral: Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2010a.
SÃO PAULO (Estado). Matriz de Referência para a avaliação do Saresp: documento básico. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/pdf/Saresp2010_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf. Acesso em: 01 ago. 2012.
SÃO PAULO (Estado). Relatório Pedagógico Saresp 2010: Língua Portuguesa. São Paulo: SEE, 2010b. Disponível em: http://www.derjundiai.com/download/HOME-INDEX/Lingua%20Portuguesa%2027_09_11.pdf. Acesso em: 01 ago. 2012.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 1, São Paulo: SEE, [2009?]a.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 2, São Paulo: SEE, [2009?]b.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 1ª série, v. 4, São Paulo: SEE, [2009?]c.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: língua portuguesa, EM. Coordenação geral: Maria Inês Fini. 2ª série, v. 1, São Paulo: SEE, [2009?]d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.