O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação

Autores

  • Sabrina Gewehr Borella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Norci Schroeder Instituto de Letras da UFRGS https://orcid.org/0000-0003-3196-1923

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p231

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira, Livro didático

Resumo

Este artigo, preocupado com a frequente carência de critérios por parte dos professores de língua estrangeira no momento da escolha de seu material didático, apresenta uma proposta de análise de livros didáticos, tendo como base teórica principal os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira- 5ª a 8ª séries. Esta proposta, organizada em cinco fichas, compostas de uma série de perguntas norteadoras, foi criada com o intento de tornar os conceitos presentes nos PCNs menos abstratos. O trabalho sugere que a proposta de avaliação, aqui apresentada, não deve ser utilizada como receita, mas como objeto de reflexão, no momento da escolha do livro didático, por parte dos profissionais do ensino de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Sabrina Gewehr Borella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Letras

Daniela Norci Schroeder, Instituto de Letras da UFRGS

Doutorado em Linguística sincrônica, diacrônica e aplicada da Università degli Studi Roma Tre, em Roma. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

09-09-2013

Como Citar

BORELLA, S. G.; SCHROEDER, D. N. O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 231–256, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14283. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos