O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2013v13n1p231

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira, Livro didático

Resumo

Este artigo, preocupado com a frequente carência de critérios por parte dos professores de língua estrangeira no momento da escolha de seu material didático, apresenta uma proposta de análise de livros didáticos, tendo como base teórica principal os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira- 5ª a 8ª séries. Esta proposta, organizada em cinco fichas, compostas de uma série de perguntas norteadoras, foi criada com o intento de tornar os conceitos presentes nos PCNs menos abstratos. O trabalho sugere que a proposta de avaliação, aqui apresentada, não deve ser utilizada como receita, mas como objeto de reflexão, no momento da escolha do livro didático, por parte dos profissionais do ensino de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Gewehr Borella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Letras

Daniela Norci Schroeder, Instituto de Letras da UFRGS

Doutorado em Linguística sincrônica, diacrônica e aplicada da Università degli Studi Roma Tre, em Roma. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

BOHN, Hilário. et al. Tópicos de linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: UFSC, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice-Hall: Inc, 1994.

CLARK, Herbert. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, Porto Alegre, UFRGS, n. 9, p.1-72, 2000.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras,1996. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. História do material didático. In: DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. P.17-56.

PEREIRA, Claudia Flores. As representações socioculturais e sociolinguísticas dos personagens de duas séries didáticas de inglês. Rio grande do Sul: Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

POMPÍLIO, Berenice. et al. Os PCNs: uma experiência de formação de professores do ensino fundamental. In: ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de letras, 2000.

RICHARDS, Jack. Beyond Training: Perspectives on Language Teacher Education. Cambridge: University Press, 1998.

XAVIER, Rosely Perez; URIO, Everlaine Daluz Weber. O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa? Trabalhos em Linguística Aplicada – Revista do Instituto de Linguagem da Unicamp, Campinas, 45(1), p. 29-54, jan./jun.2006.

Downloads

Publicado

09-09-2013

Como Citar

BORELLA, Sabrina Gewehr; SCHROEDER, Daniela Norci. O livro didático de língua estrangeira: uma proposta de avaliação. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 231–256, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2013v13n1p231. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14283. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos