A importância de desenvolver uma pedagogia crítica na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p44Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Pedagogia crítica, Teoria e práticaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir a orientação para a formação de docentes delínguas materna e estrangeira durante a graduação através de uma perspectiva crítico-reflexiva.Considero esta pesquisa inserida na linha de pesquisa de Linguagem e Educação porque estatem como objetivo investigar questões da e sobre a sala de aula de línguas materna e estrangeira,em uma perspectiva discursiva e sócio-histórico-cultural.Downloads
Referências
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GIROUX, H. Pedagogia Radical. São Paulo: Cortez, 1983.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993/1997.
MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SMYTH, J. The teachers Work and the Politics of Reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.