A importância de desenvolver uma pedagogia crítica na formação inicial de professores

Autores

  • Luciane Nigro Charlariello Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2006v6n1p44

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pedagogia crítica, Teoria e prática

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a orientação para a formação de docentes delínguas materna e estrangeira durante a graduação através de uma perspectiva crítico-reflexiva.Considero esta pesquisa inserida na linha de pesquisa de Linguagem e Educação porque estatem como objetivo investigar questões da e sobre a sala de aula de línguas materna e estrangeira,em uma perspectiva discursiva e sócio-histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Nigro Charlariello, Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Faculdades Integradas Renascença (UNIESP)

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1996.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GIROUX, H. Pedagogia Radical. São Paulo: Cortez, 1983.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993/1997.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

SMYTH, J. The teachers Work and the Politics of Reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

Downloads

Publicado

01-01-2006

Como Citar

CHARLARIELLO, Luciane Nigro. A importância de desenvolver uma pedagogia crítica na formação inicial de professores. Entretextos, Londrina, v. 6, n. 1, p. 44–48, 2006. DOI: 10.5433/1519-5392.2006v6n1p44. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/14086. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos