A construção de sequências didáticas para o ensino da língua materna: uma proposta de intervenção didática mediada pelo gênero “crônica humorística”

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0001-9241-9375
  • Vanessa Severino Bardini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p80

Palavras-chave:

Sequência Didática, Gêneros textuais, Crônica Humorística

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no projeto XXXX, coordenado pela Profª. Drª. XXX, e norteadas pelos estudos do Grupo de Genebra, conhecidos como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pesquisadores mais conhecidos, aqui no Brasil, são J. Paul Bronckart, J. Dolz e B. Schneuwly. Após a construção de um modelo teórico-didático da “crônica humorística”, cujo objetivo foi depreender as dimensões ensináveis do gênero, foi elaborada uma sequência didática voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é justamente apresentar o processo de elaboração da sequência didática, a partir de dois focos analíticos: a) as capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades e tarefas das oficinas; b) a articulação entre os quatro eixos do ensino da língua materna: leitura, escrita, oralidade e análise linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Vanessa Severino Bardini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Graduada em Letras-Anglo pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Referências

AMARAL, Heloísa. O gênero textual crônica. In: MADI, Sonia (Coord.) Na ponta do lápis. Olimpíada de língua portuguesa: escrevendo o futuro. CENPEC, Ano IV, n. 10, dez. 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail.Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARDINI, Vanessa Severino; BARROS, Eliana Merlin D. de. O ISD e o ensino por meio de gêneros textuais: a crônica humorística no processo de transposição didática externa. II ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM – ENELIN, 2., 2011, Cornélio Procópio. Anais... Cornélio Porcópio: UENP, 2011. CD-ROM.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Formação do professor e gêneros textuais: o momento pré-intervenção didática. COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS – CIELLI, 1., 2010, Maringá. Anais.... Maringá: UEM/ PLE, 2010. Disponível em: http://anais.cielli.com.br/artigos. Acesso em 12 dez. 2010.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 358f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2012.

BENDER, Flora; LAURITO, Ilka. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Volume: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.

CANDIDO, Antônio. A vida ao rés do chão. In: Para gostar de ler: crônicas. v. 5. São Paulo: Ática, 1987.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Fenseé Sauvage, 1991.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes; NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros textuais e ensino: contribuições do Interacionismo Sócio-discursivo. In: KARWOSKI, A. M. et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005.

DIAFÉRIA, Lourenço. As aventuras de um ciclista urbano. In: Para gostar de ler: crônicas. v. 7. São Paulo: Ática, 1998, p.48-51.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41- 70.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n.3, p. 547-573, set./dez. 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo. Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitória, Paraná: Kaygangue, 2005.

MARINHO. Jorge Miguel. Esses cronistas maravilhosos e suas palavras voadoras. In: MADI, Sonia (Coord.). Na ponta do lápis. Olimpíada de língua portuguesa: escrevendo o futuro. CENPEC, Ano IV, n. 10, dez. 2008.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros da atividade, gêneros textuais: repensando a interação em sala de aula. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009, p. 51-90.

NASCIMENTO, Elvira Lopes; HILA, Cláudia Valéria Doná. Práticas de sala de aula: As sequências didáticas como ferramentas de ensino. In: Formação inicial e continuada de professores: o múltiplo e o complexo nas práticas educativas. Dourados: Ed. da UFGD, 2012.

PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa/ Departamento de Educação Básica – Paraná, 2008.

PONTE PRETA, Stanislaw. A barba do falecido. In: Garoto linha dura. 3. ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.

PONTE PRETA, Stanislaw. A estranha passageira. In: Para gostar de ler. Contos. v. 8. ed. Didática. São Paulo: Ática, 1983, p.89-90.

PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista. In: Para gostar de ler: contos. v. 8. ed. Didática. São Paulo: Ática, 1983, p.17-18.

PONTE PRETA, Stanislaw. Os terroristas. In: Deixa que eu conto. São Paulo: Ática, 2002.

PONTE PRETA, Stanislaw. Reunião de mães. In: Para gostar de ler. v. 2. São Paulo: Ática, 1983.

SCLIAR. Moacyr. Cobrança. In: O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.

PONTE PRETA, Stanislaw. Tormento não tem idade. In: O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SABINO, Fernando. Alguma ocorrência? In: A inglesa Deslumbrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1969.

SABINO, Fernando. Festa de Aniversário. In: Quadrante 1, 4. Edição. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1962, p. 175-176.
SABINO, Fernando.O homem nu. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973, p. 65- 68.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagens aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 71-91.

SIMON, Luiz Carlos. Duas ou três páginas despretenciosas: a crônica, Rubem Braga e outros cronistas. Londrina: EDUEL, 2011. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Tradução J.C. Neto et al. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

02-04-2013

Como Citar

BARROS, Eliana Merlin Deganutti; BARDINI, Vanessa Severino. A construção de sequências didáticas para o ensino da língua materna: uma proposta de intervenção didática mediada pelo gênero “crônica humorística”. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 2, p. 80–112, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n2p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/13742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos