A linguística textual no ensino da língua estrangeira: construindo sentidos e desenvolvendo competências sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p205Palavras-chave:
Língua Estrangeira, Textos. SentidoResumo
Este estudo procede de pesquisa ação em sala de aula, com o objetivo principal de aplicar instrumentos adquiridos através da Lingüística Textual (LT) no processo ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira (LE). Após a aplicação da LT como instrumento de trabalho em sala de aula, os resultados obtidos comprovaram as hipóteses levantadas e a conclusão apontou à grande mudança ocorrida nesse processo ao ter o texto como objeto central. Ou seja, priorizar, nas aulas de LE, as atividades de leitura e produção de textos conduziram o aluno à reflexão sobre o funcionamento da Língua nas diversas situações de interação verbal, induzindo-o a utilização de todos os recursos que a Língua oferece à concretização de suas propostas, com sentido e adequação dos textos a cada situação.Downloads
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