A linguística textual no ensino da língua estrangeira: construindo sentidos e desenvolvendo competências sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p205

Palabras clave:

Língua Estrangeira, Textos. Sentido

Resumen

Este estudo procede de pesquisa ação em sala de aula, com o objetivo principal de aplicar instrumentos adquiridos através da Lingüística Textual (LT) no processo ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira (LE). Após a aplicação da LT como instrumento de trabalho em sala de aula, os resultados obtidos comprovaram as hipóteses levantadas e a conclusão apontou à grande mudança ocorrida nesse processo ao ter o texto como objeto central. Ou seja, priorizar, nas aulas de LE, as atividades de leitura e produção de textos conduziram o aluno à reflexão sobre o funcionamento da Língua nas diversas situações de interação verbal, induzindo-o a utilização de todos os recursos que a Língua oferece à concretização de suas propostas, com sentido e adequação dos textos a cada situação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON

Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia.  Professora titular de Língua Inglesa e Comunicação Empresarial da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. Problems of Dostoevsky's poetics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BASSNETT, Susan; TRIVEDI, Harish. Post colonial translation: theory and practice. London and New York: Routledge, 1999.

BASSNETT, Susan; TRIVEDI, Harish.Translations Studies. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental — língua estrangeira. Brasília; MEC/SEF, 1998.

FREGE, G. Sobre sentido e a referencia. In: FREGE, G. Lógica e Filosofia da Linguagem. Trad. Paulo Alcoforado. São Paulo: Cultrix/USP, 1978, p. 59-86.

KOCH, Ingedore G. V. Introdução à Lingüística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção dos sentidos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, Ingedore G. V. Linguística Textual: quo vadis? D.E.L.T.A., São Paulo, n. 17, ed. especial, p. 11-23, 2001.

KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KOCH, Ingedore G. V.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

LIMA, Márcio Antônio Cardoso; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Pesquisa-Ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino. Diálogo Educ., Curitiba, v 6, n.19, p. 51-63, set./dez. 2006.

MARCUSHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSHI, Luiz A. Lingüística de texto: o que é e como se faz. Recife. Universidade Federal de Pernambuco. Série Debates 1, 1983.

RACCAH, Pierre Yves. La Semantica de los pontos de vista: Hacia una teoria científica y empírica de la construccion del sentido. Letras de hoje, Porto Alegre, n. 129, pp. 45-72. 2002.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

WITHERSPOON, G. Language and Art, In the Navajo University. Ann Arbor: University Michigan Press, 1997.

WITHERSPOON, G. Language in culture and culture in language. International Journal of American Linguistics, v.46, n. 1, 1980.

Publicado

2013-04-09

Cómo citar

AGRA, Klondy Lúcia de Oliveira. A linguística textual no ensino da língua estrangeira: construindo sentidos e desenvolvendo competências sociais. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 2, p. 205–219, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n2p205. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/12637. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.