Vol. 14 No. 27 (2020)

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É possível definir o estudo da cultura material como a busca pela explicação e interpretação, em profundidade, dos objetos criados pelo homem e de suas conexões com os fenômenos sociais e com as características relacionadas a determinado período e grupo social, além da investigação sobre qual o significado deste objeto dentro de sua própria sociedade e como esta relação se desencadeou.
A cultura material, associada à vida cultural e prática de uma sociedade, usa do objeto material como suporte de informação e o transforma em documento histórico e fonte de conhecimento, não só relacionado às suas características estéticas e externas, mas também a seus componentes simbólicos e representativos. Ainda, dentro da investigação dos objetos materiais, inúmeros são os fatores que podem ser usados como escopo para pesquisa, já que desde sua idealização até o seu descarte, o objeto experimenta diversos processos e movimentos: sua matéria prima, técnicas aplicadas e a relação com seu entorno são apenas alguns dos tópicos que podem ser discutidos. Também, dentro do contexto de estudos da imagem, esta pode ser usada como transmissora da materialidade da representação e da transformação de um conceito ou ideia em um objeto, e assim, este poderá ser usado e estudado a partir da cultura material.
A capa desta edição da Revista Domínios da Imagem, que abordará o tema “Cultura Material: Objetos, imagens e representações”, traz como referência os traços minimalistas do contorno de um vaso. Não é possível dizer a qual período esse vaso pertence, em qual grupo social ele está inserido, nem de qual material é feito, mas é possível afirmar que o reconhecimento de um objeto pelo observador o insere, quase que automaticamente, em sua própria realidade. Dessa forma, o pesquisador coloca este vaso em determinado tempo e espaço, de acordo com seu estudo, assim como acontece com a pesquisa apresentada para o presente dossiê.
Assim, o presente dossiê mostrará como o estudo da cultura material pode ser amplo e abrangente, ao mesmo tempo em que suas particularidades e detalhes mostram o objeto como parte essencial e representante da sociedade.

Marina dos Santos Gall

Published: 2020-12-21

Expediente

  • Expediente

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p1

Apresentação

Artigos do dossiê

  • From original and unpublished to pasticho: the trajectory of Araújo Guerra’s Tiradentes (São Paulo, April 21, 1889)

    André Figueiredo Rodrigues
    9-32
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p9
  • The Wimshurst Machines of the Archidiocesan Marist College of São Paulo

    Bruno Bianchi Lopes Gonçalves
    33-54
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p33
  • Rachel Whiteread and public art: the monument as a place of memory

    Emanuelly Mylena Velozo Silva
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p55
  • The timid arrival of home appliances into Portuguese homes: the imagery and textual speeches in the magazine Fémina (1933-1938

    Isabel Drumond Braga
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p69
  • Sleeping furniture and bed linen in the homes of termo de Mariana, 1722 - 1760

    Luciana da Silva
    91-115
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p91
  • Papers in circulation in the captaincy of São Paulo (18th Century): preliminary appointment

    Maria Aparecida de Menezes Borrego, Igor Alexandre Silva Cassemiro
    116-149
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p116
  • The history in pieces: pre-colonial Jê material culture: a case study

    Natália Gomes Turchetti
    150-164
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p150
  • Coffe Table Book: History and narrative about the north of Paraná state in three photographic albums

    Rogério Ivano
    165-185
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p165
  • Model kindergarden’s photo albums in Natal/RN: school children memories

    Sarah de Lima Mendes
    186-210
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p186
  • Photomecanical processes in visual culture: first approachs

    Solange Ferraz Lima, Eric Danzi Lemos
    211-228
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p211
  • Ceramic materiality, agency and lineality during Inca domination in Uspallata valley (Mendoza, Argentina)

    Vanina Victoria Terraza, Andrés Darío Auteri
    229-253
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p229

Artigos gerais

  • Images and creation in dance: affection, noise and fiction in Vincent

    Daniel Silva Aires, Verônica Maria Prokopp Oliveira
    254-276
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p254
  • São Raimundo Nonato dos Mulundus, the holy cowherd: crossings of religiosity in motion

    Marcus Ramusyo de Almeida Brasil
    277-291
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p277
  • The use of images in the teaching-learning process : Reflections about a media feature of a course offered in distance mode

    Michele Silva da Mata, Aline Freitas da Silva Xavier, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Marcelina das Graças de Almeida
    292-316
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292
  • Strange stuff: essay with the sensible life of Fernanda Young

    Pablo Vinícius Dias Siqueira
    317-335
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p317
  • Aids in cinema: an analysis of the regime of imageness in the experimental film Blue

    Thiago Henrique Ramari
    336-353
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p336
  • The Alchymist in search of the Philosopher’s stone: “Alcheming” Science and Art from a Paintin

    Wilmo Ernesto Francisco Junior
    354-372
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354

Pesquisas seminais