Vol. 14 Núm. 27 (2020)

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É possível definir o estudo da cultura material como a busca pela explicação e interpretação, em profundidade, dos objetos criados pelo homem e de suas conexões com os fenômenos sociais e com as características relacionadas a determinado período e grupo social, além da investigação sobre qual o significado deste objeto dentro de sua própria sociedade e como esta relação se desencadeou.
A cultura material, associada à vida cultural e prática de uma sociedade, usa do objeto material como suporte de informação e o transforma em documento histórico e fonte de conhecimento, não só relacionado às suas características estéticas e externas, mas também a seus componentes simbólicos e representativos. Ainda, dentro da investigação dos objetos materiais, inúmeros são os fatores que podem ser usados como escopo para pesquisa, já que desde sua idealização até o seu descarte, o objeto experimenta diversos processos e movimentos: sua matéria prima, técnicas aplicadas e a relação com seu entorno são apenas alguns dos tópicos que podem ser discutidos. Também, dentro do contexto de estudos da imagem, esta pode ser usada como transmissora da materialidade da representação e da transformação de um conceito ou ideia em um objeto, e assim, este poderá ser usado e estudado a partir da cultura material.
A capa desta edição da Revista Domínios da Imagem, que abordará o tema “Cultura Material: Objetos, imagens e representações”, traz como referência os traços minimalistas do contorno de um vaso. Não é possível dizer a qual período esse vaso pertence, em qual grupo social ele está inserido, nem de qual material é feito, mas é possível afirmar que o reconhecimento de um objeto pelo observador o insere, quase que automaticamente, em sua própria realidade. Dessa forma, o pesquisador coloca este vaso em determinado tempo e espaço, de acordo com seu estudo, assim como acontece com a pesquisa apresentada para o presente dossiê.
Assim, o presente dossiê mostrará como o estudo da cultura material pode ser amplo e abrangente, ao mesmo tempo em que suas particularidades e detalhes mostram o objeto como parte essencial e representante da sociedade.

Marina dos Santos Gall

Publicado: 2020-12-21

Expediente

  • Expediente

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p1

Apresentação

Artigos do dossiê

Artigos gerais

  • Das imagens da arte à criação em dança: afeto e ruído em Vincent

    Daniel Silva Aires, Verônica Maria Prokopp Oliveira
    254-276
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p254
  • São Raimundo Nonato dos Mulundus, o santo vaqueiro: travessias da religiosidade em movimento

    Marcus Ramusyo de Almeida Brasil
    277-291
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p277
  • O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância

    Michele Silva da Mata, Aline Freitas da Silva Xavier, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Marcelina das Graças de Almeida
    292-316
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292
  • Estranha matéria: ensaio com a vida sensível de Fernanda Young

    Pablo Vinícius Dias Siqueira
    317-335
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p317
  • A Aids no cinema: uma análise do regime de imagéité no longa-metragem experimental Blue

    Thiago Henrique Ramari
    336-353
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p336
  • O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura

    Wilmo Ernesto Francisco Junior
    354-372
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354

Pesquisas seminais