v. 14 n. 27 (2020)

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É possível definir o estudo da cultura material como a busca pela explicação e interpretação, em profundidade, dos objetos criados pelo homem e de suas conexões com os fenômenos sociais e com as características relacionadas a determinado período e grupo social, além da investigação sobre qual o significado deste objeto dentro de sua própria sociedade e como esta relação se desencadeou.
A cultura material, associada à vida cultural e prática de uma sociedade, usa do objeto material como suporte de informação e o transforma em documento histórico e fonte de conhecimento, não só relacionado às suas características estéticas e externas, mas também a seus componentes simbólicos e representativos. Ainda, dentro da investigação dos objetos materiais, inúmeros são os fatores que podem ser usados como escopo para pesquisa, já que desde sua idealização até o seu descarte, o objeto experimenta diversos processos e movimentos: sua matéria prima, técnicas aplicadas e a relação com seu entorno são apenas alguns dos tópicos que podem ser discutidos. Também, dentro do contexto de estudos da imagem, esta pode ser usada como transmissora da materialidade da representação e da transformação de um conceito ou ideia em um objeto, e assim, este poderá ser usado e estudado a partir da cultura material.
A capa desta edição da Revista Domínios da Imagem, que abordará o tema “Cultura Material: Objetos, imagens e representações”, traz como referência os traços minimalistas do contorno de um vaso. Não é possível dizer a qual período esse vaso pertence, em qual grupo social ele está inserido, nem de qual material é feito, mas é possível afirmar que o reconhecimento de um objeto pelo observador o insere, quase que automaticamente, em sua própria realidade. Dessa forma, o pesquisador coloca este vaso em determinado tempo e espaço, de acordo com seu estudo, assim como acontece com a pesquisa apresentada para o presente dossiê.
Assim, o presente dossiê mostrará como o estudo da cultura material pode ser amplo e abrangente, ao mesmo tempo em que suas particularidades e detalhes mostram o objeto como parte essencial e representante da sociedade.

Marina dos Santos Gall

Publicado: 2020-12-21

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p1
    1-2

Apresentação

Artigos do dossiê

  • De original e inédito a pasticho: a trajetória de o Tiradentes de Araújo Guerra (São Paulo, 21 de abril de 1889)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p9
    André Figueiredo Rodrigues
    9-32
  • As Máquinas de Wimshurst do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p33
    Bruno Bianchi Lopes Gonçalves
    33-54
  • Rachel Whiteread e a arte pública: o monumento como lugar de memória

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p55
    Emanuelly Mylena Velozo Silva
    55-68
  • A tímida entrada dos eletrodomésticos nos lares portugueses: os discursos imagéticos e textuais na revista Fémina (1933-1938)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p69
    Isabel Drumond Braga
    69-90
  • Catres, leitos, redes e camas: móveis de dormir e rouparia de cama nos domicílios do termo de Mariana, 1722 - 1760

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p91
    Luciana da Silva
    91-115
  • Papéis em circulação na capitania de São Paulo (século XVIII): apontamentos preliminares

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p116
    Maria Aparecida de Menezes Borrego, Igor Alexandre Silva Cassemiro
    116-149
  • A história em cacos: a cultura material Jê pré-colonial: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p150
    Natália Gomes Turchetti
    150-164
  • Café no bule: história e narrativa sobre o norte do Paraná em três álbuns fotográficos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p165
    Rogério Ivano
    165-185
  • Os albúns de fotografias do jardim de infância modelo de Natal: memórias das infâncias escolares

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p186
    Sarah de Lima Mendes
    186-210
  • Os processos fotomecânicos na cultura visual Primeiras aproximações

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p211
    Solange Ferraz Lima, Eric Danzi Lemos
    211-228
  • Materialidad, agencia y linealidad cerámicas durante la dominación inca en el valle de Uspallata (Mendoza, Argentina)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p229
    Vanina Victoria Terraza, Andrés Darío Auteri
    229-253

Artigos gerais

  • Das imagens da arte à criação em dança: afeto e ruído em Vincent

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p254
    Daniel Silva Aires, Verônica Maria Prokopp Oliveira
    254-276
  • São Raimundo Nonato dos Mulundus, o santo vaqueiro: travessias da religiosidade em movimento

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p277
    Marcus Ramusyo de Almeida Brasil
    277-291
  • O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem: reflexões acerca de um recurso midiático de um curso ofertado na modalidade a distância

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p292
    Michele Silva da Mata, Aline Freitas da Silva Xavier, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Marcelina das Graças de Almeida
    292-316
  • Estranha matéria: ensaio com a vida sensível de Fernanda Young

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p317
    Pablo Vinícius Dias Siqueira
    317-335
  • A Aids no cinema: uma análise do regime de imagéité no longa-metragem experimental Blue

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p336
    Thiago Henrique Ramari
    336-353
  • O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354
    Wilmo Ernesto Francisco Junior
    354-372

Pesquisas seminais

  • Transcorpocinetismo estético-político: o cotidiano do corpo trans e o dissenso nas minhas práticas em arte contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p373
    Brenda Gomes Bazante
    373-396
  • Memes de discussão pública: o mito da conspiração comunista no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p397
    Guilherme Popolin
    397-417
  • Relatos monçoeiros (1953): um panegírico à “conquista do Brasil pelos brasileiros” através do Rio Tietê

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p418
    Jean Gomes Souza
    418-451
  • A Mona Lisa e suas reproduções: uma obra de arte que atravessou os séculos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p452
    Marina dos Santos Galli
    452-473