v. 6 n. 11 (2012)

					Visualizar v. 6 n. 11 (2012)
A arte que ilustra a capa desta edição é de autoria de Eduardo Tadeu Arrebola de Souza. Confeccionada com técnicas diversas, manuais e digitais, foi especialmente tratada para esta edição da Domínios da Imagem. Misto de ilustração e história em quadrinhos, a imagem sintetiza mistério e mensagem, pois “Abra uma porta” é tanto um título, como um slogan quanto uma tautologia narrativa que reforça a presença do homem obscurecido pela contraluz. Os pássaros, saídos da tela de Hitchcock ou dos versos de Poe, voam em direções distintas, aflitos, sugerindo a vastidão e o infinito do escuro que a luz da porta não alcança. Nem toda porta que se abre...
Artista autodidata, Edu Tadeu produz há mais de 30 anos em Londrina e região. Já participou de diversos salões de artes plásticas e outras atividades expositivas; realiza pinturas, ilustrações, artesanatos gráficos, marionetes e iluminuras; ministra cursos e workshops. Recentemente concluiu o curso de História pela Universidade Estadual de Londrina, quando revelou-se também um justo narrador, na melhor das tradições que se extinguem. 
Rogério Ivano
Publicado: 2015-08-06

Apresentação

  • Prefaciais

    Edméia Ribeiro
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p1

Artigos gerais

  • Aristóteles, Escultura e Fotografia: a questão da vingança

    Antônio Jackson de Souza Brandão
    7-24
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p7
  • A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia

    César Henrique Guazzelli Sousa
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25
  • De Rogier Van der Weyden à Artemísia Lomi Gentileschi: representações iconográficas de Maria Madalena entre o medievo e o barroco caravaggesco

    Cristine Tedesco
    39-56
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p39
  • Luis Bianchi e as Práticas do Italiano no Brasil: fotografia, profissão do imigrante

    Francieli Lunelli Santos
    57-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p57
  • Uma Atriz “Na terra do sangue e do mel”: Angelina Jolie, a guerra da Bósnia e um estudo sobre a memória, a identidade e o ativismo humanitário

    Maritsa Sá Freire Costa
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p71
  • Analisando imagens do corpo masculino na Revista Junior

    Muriel Emídio Pessoa do Amaral
    87-98
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p87
  • Visualidade e encenação da História no filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (1969) de Glauber Rocha

    Rodrigo Poreli Moura Bueno
    99-110
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p99
  • Antes ver para crer, hoje digitalizar para acreditar: a fotografia e o gozo estético da cultura visual

    Sérgio Luiz Pereira da Silva
    111-120
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p111
  • O ensino da cultura brasileira através do cinema

    Victor Manuel Rodríguez Amar
    123-134
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p123