A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia

Autores

  • César Henrique Guazzelli Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25

Palavras-chave:

Cinema, História, Montagem.

Resumo

O presente trabalho faz uma análise comparativa entre história e cinema, utilizando as discussõesendossadas no campo dos estudos sobre a narrativa e a estrutura cinematográfica, sobretudoa montagem, para compreender alguns aspectos estruturais do fazer histórico. A função dohistoriador é percebida como um exercício análogo ao do montador que, ao justapor fragmentos,cria um novo sentido no interstício entre eles e, paralelamente, modifica o sentido de cadafragmento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Henrique Guazzelli Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mário Laranjeira. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BERGER, Peter. LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2003.

BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2003.

BORDWELL, David. O cinema clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa, Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Ed. Senac, 2005. v.2

BRASIL, Giba Assis. Graus de realidade no audiovisual. In: Intersecções – R. De Estudos interdisciplinares. UERJ, RJ. Ano 5, n.1, p.81-89, 2003.

BURKE, Peter. A escrita da História. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

BURKE, Peter. O que é História Cultural. Tradução de Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

DEBATE: Cinema, entre o real e a ficção. Intercecções, Revista de Estudos Interdisciplinares, RJ. Ano 5, n.1, p.107-126, jul. 2003.

HESSEN, Johaness. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Revista Comunicação e Informação, .5, n.1/2, p.25-40, jan./dez. 2002.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, 10 dez. 1993. p. 7-28

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TEIXEIRA, Francino Elinaldo. Enunciação do documentário: o problema de dar a voz ao outro. Estudos Socine de Cinema, São Paulo, Ano 3, 2003.

VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Foucault revoluciona a História. Brasília: Ed. da UnB, 1982.

WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.

XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2012-11-03

Como Citar

Sousa, C. H. G. (2012). A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia. Domínios Da Imagem, 6(11), 25–38. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25

Edição

Seção

Artigos gerais