A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia

Autores/as

  • César Henrique Guazzelli Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25

Palabras clave:

Cinema, História, Montagem.

Resumen

O presente trabalho faz uma análise comparativa entre história e cinema, utilizando as discussõesendossadas no campo dos estudos sobre a narrativa e a estrutura cinematográfica, sobretudoa montagem, para compreender alguns aspectos estruturais do fazer histórico. A função dohistoriador é percebida como um exercício análogo ao do montador que, ao justapor fragmentos,cria um novo sentido no interstício entre eles e, paralelamente, modifica o sentido de cadafragmento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

César Henrique Guazzelli Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Citas

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mário Laranjeira. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BERGER, Peter. LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2003.

BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2003.

BORDWELL, David. O cinema clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa, Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Ed. Senac, 2005. v.2

BRASIL, Giba Assis. Graus de realidade no audiovisual. In: Intersecções – R. De Estudos interdisciplinares. UERJ, RJ. Ano 5, n.1, p.81-89, 2003.

BURKE, Peter. A escrita da História. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

BURKE, Peter. O que é História Cultural. Tradução de Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

DEBATE: Cinema, entre o real e a ficção. Intercecções, Revista de Estudos Interdisciplinares, RJ. Ano 5, n.1, p.107-126, jul. 2003.

HESSEN, Johaness. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Revista Comunicação e Informação, .5, n.1/2, p.25-40, jan./dez. 2002.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, 10 dez. 1993. p. 7-28

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TEIXEIRA, Francino Elinaldo. Enunciação do documentário: o problema de dar a voz ao outro. Estudos Socine de Cinema, São Paulo, Ano 3, 2003.

VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Foucault revoluciona a História. Brasília: Ed. da UnB, 1982.

WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.

XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Publicado

2012-11-03

Cómo citar

Sousa, C. H. G. (2012). A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia. Domínios Da Imagem, 6(11), 25–38. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25

Número

Sección

Artigos gerais