A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25Palabras clave:
Cinema, História, Montagem.Resumen
O presente trabalho faz uma análise comparativa entre história e cinema, utilizando as discussõesendossadas no campo dos estudos sobre a narrativa e a estrutura cinematográfica, sobretudoa montagem, para compreender alguns aspectos estruturais do fazer histórico. A função dohistoriador é percebida como um exercício análogo ao do montador que, ao justapor fragmentos,cria um novo sentido no interstício entre eles e, paralelamente, modifica o sentido de cadafragmento.Descargas
Citas
BERGER, Peter. LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2003.
BORDWELL, David. O cinema clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa, Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Ed. Senac, 2005. v.2
BRASIL, Giba Assis. Graus de realidade no audiovisual. In: Intersecções - R. De Estudos interdisciplinares. UERJ, RJ. Ano 5, n.1, p.81-89, 2003.
BURKE, Peter. A escrita da História. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
BURKE, Peter. O que é História Cultural. Tradução de Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
DEBATE: Cinema, entre o real e a ficção. Intercecções, Revista de Estudos Interdisciplinares, RJ. Ano 5, n.1, p.107-126, jul. 2003.
HESSEN, Johaness. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Revista Comunicação e Informação, .5, n.1/2, p.25-40, jan./dez. 2002.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, 10 dez. 1993. p. 7-28
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
TEIXEIRA, Francino Elinaldo. Enunciação do documentário: o problema de dar a voz ao outro. Estudos Socine de Cinema, São Paulo, Ano 3, 2003.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Foucault revoluciona a História. Brasília: Ed. da UnB, 1982.
WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.
XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena - Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.