A História como Montagem: contribuições do cinema para a crítica da historiografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p25Palabras clave:
Cinema, História, Montagem.Resumen
O presente trabalho faz uma análise comparativa entre história e cinema, utilizando as discussõesendossadas no campo dos estudos sobre a narrativa e a estrutura cinematográfica, sobretudoa montagem, para compreender alguns aspectos estruturais do fazer histórico. A função dohistoriador é percebida como um exercício análogo ao do montador que, ao justapor fragmentos,cria um novo sentido no interstício entre eles e, paralelamente, modifica o sentido de cadafragmento.Descargas
Citas
BERGER, Peter. LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2003.
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2003.
BORDWELL, David. O cinema clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa, Teoria Contemporânea do Cinema. São Paulo: Ed. Senac, 2005. v.2
BRASIL, Giba Assis. Graus de realidade no audiovisual. In: Intersecções – R. De Estudos interdisciplinares. UERJ, RJ. Ano 5, n.1, p.81-89, 2003.
BURKE, Peter. A escrita da História. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
BURKE, Peter. O que é História Cultural. Tradução de Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
DEBATE: Cinema, entre o real e a ficção. Intercecções, Revista de Estudos Interdisciplinares, RJ. Ano 5, n.1, p.107-126, jul. 2003.
HESSEN, Johaness. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MELO, Cristina Teixeira. O documentário como gênero audiovisual. Revista Comunicação e Informação, .5, n.1/2, p.25-40, jan./dez. 2002.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, 10 dez. 1993. p. 7-28
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
TEIXEIRA, Francino Elinaldo. Enunciação do documentário: o problema de dar a voz ao outro. Estudos Socine de Cinema, São Paulo, Ano 3, 2003.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Foucault revoluciona a História. Brasília: Ed. da UnB, 1982.
WHITE, Hayden. Meta-História: a imaginação histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1992.
XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.