De Rogier Van der Weyden à Artemísia Lomi Gentileschi: representações iconográficas de Maria Madalena entre o medievo e o barroco caravaggesco
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p39Palavras-chave:
História, Imagens, Gênero.Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal refletir sobre as representações de MariaMadalena produzidas durante o medievo e o barroco caravaggesco. Acreditando no potencialexpressivo das imagens, nossas fontes são, principalmente, obras de arte pictóricas. Queremosentender o fenômeno construído em torno da personagem emblemática Maria Madalena. Aolongo do texto trabalhamos com a obra Madalena lendo (1445) de Rogier Van der Weyden(1399/1400-1464) e Madalena (1618-1619) de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654).O estudo pretende discutir também, as concepções sobre a arte e os artistas engendradas noperíodo entre os séculos XV e XVII.Downloads
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Publicado
2012-11-03
Como Citar
Tedesco, C. (2012). De Rogier Van der Weyden à Artemísia Lomi Gentileschi: representações iconográficas de Maria Madalena entre o medievo e o barroco caravaggesco. Domínios Da Imagem, 6(11), 39–56. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p39
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Artigos gerais
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