De Rogier Van der Weyden à Artemísia Lomi Gentileschi: representações iconográficas de Maria Madalena entre o medievo e o barroco caravaggesco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p39

Palavras-chave:

História, Imagens, Gênero.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal refletir sobre as representações de MariaMadalena produzidas durante o medievo e o barroco caravaggesco. Acreditando no potencialexpressivo das imagens, nossas fontes são, principalmente, obras de arte pictóricas. Queremosentender o fenômeno construído em torno da personagem emblemática Maria Madalena. Aolongo do texto trabalhamos com a obra Madalena lendo (1445) de Rogier Van der Weyden(1399/1400-1464) e Madalena (1618-1619) de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654).O estudo pretende discutir também, as concepções sobre a arte e os artistas engendradas noperíodo entre os séculos XV e XVII.

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Biografia do Autor

Cristine Tedesco, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas.

Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Mestranda na Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2012-11-03

Como Citar

Tedesco, C. (2012). De Rogier Van der Weyden à Artemísia Lomi Gentileschi: representações iconográficas de Maria Madalena entre o medievo e o barroco caravaggesco. Domínios Da Imagem, 6(11), 39–56. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p39

Edição

Seção

Artigos gerais