Breve prosa com Ariano Suassuna ou A história do homem que levou os cantadores ao teatro e mostrou outros rumos para a cantoria
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e45472Palavras-chave:
Entrevista, Ariano Suassuna, CantadoresResumo
Ariano Suassuna, poeta, romancista e dramaturgo, segundo sua própria definição, não apenas era um homem do sertão como fez desse espaço seu lugar escolhido como representação do povo brasileiro. Essa entrevista, realizada em sua casa, em Recife, Pernambuco, no dia 24 de maio de 2013, apenas 1 ano antes de sua partida, como parte da pesquisa desenvolvida sobre a cantoria de improviso, revela como atuava junto aos poetas populares além das fronteiras do campo literário, ficcional, e em que medida (embora imensurável) sua proximidade desde criança, ainda em Taperoá, na Paraíba, com as práticas populares o motivou a agir como um estandarte, cuja flâmula atraía atenção de públicos tão distintos, ecoando pelos quatro cantos sua escrita que bebia em fontes orais.
A conversa que ora se apresenta é resultado do desafio de entrevistar um homem paradoxal, em vários sentidos, com conhecimento tão vasto e tempo tão diminutivo para o que não lhe despertava paixões. Se tive acesso ao senhor Ariano, vi em seus olhos o menino Ariano, caminhando com seus sonhos, inquieto e inquietante desde sempre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andréa Betânia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.