Rede atada, barco balança..., no ir e vir das ondas, as travessias poéticas pelo Marajó
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35128Palavras-chave:
Viagem, Poéticas, Oralidade, Imaginário, MarajóResumo
Este relato é baseado em viagens ocorridas no início do século XXI e faz parte do projeto Cartografias marajoaras (1999-2003), que busca constituir desenhos da cultura marajoara, especialmente, a partir de vozes orais com vista a configurar mapas tecidos em periferias ribeirinhas. As narrativas de viagem trazem traços etnográficos e representam passagens, convívios, quedas, asseguradas em construções imaginárias de uma viajante em busca das oralidades poéticas, tão importantes na região. Não há citações teóricas, para fundamentar os trajetos, a construção dá-se na tentativa de apreensão de um mundo sensível, que constitui os narradores e a ouvinte. O texto está divido em três partes: do desejo de dizer, apresenta o trabalho em panorâmica e diz do porquê da escritura; no guichê das passagens, assegura-se alguns caminhos seguidos e esclarece-se as tramas; com redes atadas, o barco balança e traz o movimento, os percursos, o âmago da viagem.
Downloads
Referências
DRUMMOND, Carlos. A moça falou. Jornal do Brasil, em 27 de janeiro de 1981.
FARES, Josebel Akel. A Amazônia em crônicas de viagem In: AMAZÔNIA, Elizabeth Teixeira; OLIVIERA, Ivanilde Apoluceno de (Org.). Referências para pensar e revelar aspectos da educação. Belém: EDUEPA, 2004, v.2, p. 263-277.
FARES, Josebel Akel. Viagens e cartografias em Paul Zumthor In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.). Rios do norte, florestas do sul: um percurso de cultura e biodiversidade na Amazônia paraense. Belém: EDUFPA, 2005. p. 177-195.
FARES, Josebel Akel. Noções geográficas para entender a leitura dos espaços encantados. In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.).Revisitando o Marajó: um arquipélago sob a ótica da ciência, educação, cultura e biodiversidade. Belém: EDUFPA, 2006. p. 9-176.
FARES, Josebel Akel. Percursos amazônicos de viajantes estrangeiros I: paisagens no relato dos Agassiz In: NUNES, Paulo (Org.). Diversidade cultural: diálogos literários. Belém: EDUNAMA, 2008, v. 2, p. 53-68.
FARES, Josebel Akel. Em busca de poéticas marajoaras: itinerários de viagens aos campos e as ilhas. In: SIMÕES, Maria do Socorro (Org.). Da reflexão à prática científico - acadêmica: uma experiência no arquipélago do Marajó. Belém: IFNOPAP/UFPA, 2009, p. 95-118.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mitológicas I - O cru e o cozido. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. Rio de Janeiro: Cosac e Naify, 2004.
MESTRE TOMAZ (Tomaz Barbosa as Cruz). Verso em rima de prosa. Belém: Lugráfica, s/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Josebel Akel Fares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.