O sincretismo através do estranho em O Pagador de Promessas
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31747Palavras-chave:
Dias Gomes, O Pagador de Promessas, EstranhoResumo
O artigo apresenta um estudo da obra O Pagador de promessas, de Dias Gomes, com base no texto de Sigmund Freud intitulado O estranho e nos estudos sobre o culto aos orixás de Carlos Moura. A análise se deterá mais especificamente sobre a relação entre duas concepções de religião e fé. A primeira, o catolicismo, colocando-se numa posição de religião oficial na
beatas. A segunda, o candomblé, situando-se como oposição e resistência ao discurso dominante da Igreja. Tal confronto mostra como uma obra de matiz popular motiva reflexões históricas profundas a partir do que o psicanalista vienense intitula como estranho. Essas reflexões são inerentes à promessa de Zé-do-Burro para salvar o "animal com alma de gente" feita para Santa Bárbara em um terreiro de Iansã, mesclando-se a uma linguagem e a um modo de vida condizente com o da cultura popular.
Downloads
Referências
Catecismo da Igreja Católica. Parágrafo 2101. Disponível em:<http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083- 2195_po.html>. Acesso em: 21 maio 2014.
FREUD, Sigmund. O Estranho. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/39077527/Freudo-Estranho>>. Acesso em: 21 dez. 2013.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. 51 ed. São Paulo: Global Editora, 2006.
Genesis. Cap. 28. Vers. 20-22. Disponível em: <http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1>. Acesso em: 21 maio 2014.
GOMES, Dias. O pagador de promessas. 45. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
MOURA, Carlos Eugenio Marcondes de. Culto aos Orixás – Voduns e ancestrais nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
PARADISO, Silvio Ruiz. Sincretismo em O pagador de promessas, de Dias Gomes.Disponível em: <http://www.faccrei.edu.br/gc/anexos/diartigos47.pdf>. Acesso em: 30 maio 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Bruno Vinicius Kutelak Dias, Rogério Caetano de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.