O etnotexto como mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31250

Palavras-chave:

Etnotexto, Mídia, Voz, Narrativa,

Resumo

A questão do uso das mídias na pesquisa de campo é antiga e controversa em meio aos estudiosos das poéticas orais. Assim, o objetivo deste artigo é o de incluir mais um ponto nessa discussão, que é o de compreender a voz em sua emissão não registrada e Etnotextual (PELEN, 2001) como mídia e submetê-la aos estudos das materialidades da literatura. Como ponto de partida da análise, utilizo a narrativa Estranho observador... cuja transcrição foi publicada originalmente na coletânea Abaetetuba conta... (SIMÕES; GOLDER, 1995 a) e que foi disponibilizada por mim no Portal de Poéticas Orais, vinculado ao projeto de Cartografias da voz, ambos coordenados pelo Professor Doutor Frederico Augusto Garcia Fernandes. Para tanto utilizo como arcabouço teórico autores como Marshal McLuhan (1969), Bolter e Grusin (2000), Paul Zumthor (2010, 2005), cuja discussão em torno das mídias parece ser pertinente a este pequeno estudo.

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Biografia do Autor

Alexandre Ranieri, Universidade Estadual de Londrina.

Doutorando em letras pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2016-12-11

Como Citar

Ranieri, A. (2016). O etnotexto como mídia. Boitatá, 11(21), 13–26. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31250

Edição

Seção

Dossiê