Conversa escrita: "proximidade" na correspondência entre Mário de Andrade e o Grupo Verde de Cataguases
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31183Palavras-chave:
Epistolografia, Mário de Andrade, Grupo Verde de Cataguases, Escrita epistolar, Expressão oralResumo
A leitura do conjunto de cartas trocadas entre o escritor Mário de Andrade (1893-1945) e seis integrantes do Grupo Verde de Cataguases (1927-1929) mostra uma ambiência de amizade próxima. Este artigo pretende investigar em que medida a apropriação na escrita epistolar de elementos da expressão oral e a simulação do diálogo presencial contribuíram na fabricação de uma "proximidade" e deram a esta correspondência uma atmosfera de conversa presencial e amistosa.
Downloads
Referências
ANDRADE. Mário de. Macunaíma. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2000.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos e Mário: Correspondência de Carlos Drummond de Andrade - inédita - e Mário de Andrade. FROTA, Lélia Coelho Frota (Org.). Rio de Janeiro: Bem-te-vi Produções Literárias, 2002.
DIAZ, José-Luis. "Qual genética para as correspondências?". Trad. Cláudio Hiro. Manuscrítica. Revista de Crítica Genética, n. 15, p. 119-161, 2007.
GOMES, Angela de Castro (org.). "Escrita de si, Escrita da História: a título de prólogo". In: GOMES, Angela de Castro. Escrita de si, Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. p. 7-24.
MORAES, Marcos Antonio de. "Epistolografia e Crítica Genética". Crítica Genética / Artigos, p 30-32.
MORAES, Marcos Antonio de. Orgulho de jamais aconselhar: a epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Ana Lúcia Richa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.












