Manifestações destivas: leitura e representação
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2010v5.e31154Palavras-chave:
Festa, Literatura Brasileira, Representações SociaisResumo
Este artigo busca compreender, por meio das obras A Moreninha e Memórias de um Sargento de Milícias, como os autores Macedo e Manoel de Almeida representaram o comportamento social de suas personagens quando estas estão envolvidas em manifestações festivas. Os dois romancistas apresentam personagens que se relacionam de formas diferentes num espaço festivo. O primeiro descreve as relações sociais numa festa de Batizado; enquanto o segundo um Sarau. Seguindo os caminhos propostos por Chartier, busco compreender a festa não como o território do pitoresco ou do anedótico, mas como lugar revelador das clivagens, tensões e representações que atravessam uma sociedade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Cultrix LTDA, 1994.
CANDIDO, Antonio. A Formação da Literatura Brasileira. 2 vol. Rio de Janeiro: Ed. Itatiaia Limitada, 1997.
CANDIDO, Antonio. Leitura e leitores na França do Antigo Regime. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. Unesp, 1996.
FEBVRE, Lucian. O Problema da Descrença no Século XVI: a religião de Rabelais. Paris/Lisboa: Éditions Albin Michel/Editorial Inicio, 1970.
ELIAS, Nobert. A Sociedade de Corte. Lisboa: Ed. Estampa, 1986.
MACEDO, Joaquim de. A Moreninha. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 André Aparecido Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.