"Sousândrade: Rascunho para uma urna"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e48350

Resumen

Estudo que versa sobre a transversalidade da poética de Sousândrade, na esteira de “re visão de Sousândrade”, livro organizado pelos irmãos Campos, onde revisitam a poética do maranhense, destacando seu vínculo antecipador com o modernismo. Sousândrade era um designer da linguagem, seja no nível fônico, seja no nível sintático. Trata-se de salientar as marcas deste universo fragmentário, cheio de hibridismos e neologismos vislumbrados n’ “O Guesa”, através do trabalho de Haroldo de Campos “Sousândrade: rascunho para uma urna”, publicado na revista “Navilouca”, almanaque experimental em edição única, organizado por Torquato Neto em Waly Salomão em 1972. Em evidência no século XIX, o entusiasmo com o Barroco cresceria a partir da segunda década do século XX, quando teóricos como Wölfflin, Walter Benjamin, Eugenio D’Ors e, posteriormente, Haroldo de Campos e Severo Sarduy, passam a considerar como Barroco uma estética irregular e fragmentária que se repete na história. A partir de uma retomada da estética Barroca, que não se limitaria ao século XVII, o foco é vislumbrar o “espectro” pós-barroco de Sousândrade atravessando as poéticas experimentais do início dos anos 1970.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isis Diana Rost, PUC-Rio

Publicou os livros "O Risco do berro: Torquato, neto morte e Loucura", e "Navilouca ReVista". Atualmente é doutoranda do PPGLCC - Puc-Rio.

Citas

ASSUNÇÃO, A. Faróis no caos: entrevistas de Ademir Assunção. São Paulo: Edições SESCSP, 2012.

BARROCO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo12158/barroco. Acesso em: 16 dez. 2020.

BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CAMPOS, A. “Percebi que a coisa era grave quando Haroldo me disse: ‘quis ficar de pé e não pude; as pernas não seguravam o corpo e o corpo não segurava a cabeça". Folha de São Paulo, São Paulo, 14 set. 2003. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1409200306.htm. Acesso em: 20 out. 2023.

CAMPOS, A.; CAMPOS, H. Re visão de Sousândrade: textos críticos, antologia, glossário, bibliografia. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CAMPOS, A.; CAMPOS, H. Sousândrade: poesia. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1995.

CAMPOS, H. Pound Paideuma [ideogramização da poesia]. Antonio Miranda, [S. l.], [1960]. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/pound_padeuma.html. Acesso em: 11 jun. 2020.

ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.

GERHEIM, F. Linguagens inventadas: palavras, imagens, objetos: formas de contágio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

GOLDGRUB, C. Entrevista: Haroldo de Campos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 1995, v. 91, p. 47-87, 1995. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&Pesq=%22Haroldo%20de%20Campos%22&pagfis=282666. Acesso em: 20 out. 2023.

KOZER, J. O neobarroco: um convergente na poesia latino-americana. Zunai, [s.l.], abr. 2004. Disponível em: http://www.revistazunai.com/ensaios/jose_kozer_neobarroco.htm. Acesso em: 20 out. 2023.

KRISTEVA, J. A revolução da linguagem poética. In: KRISTEVA, J. Polylogue. Paris: Seuil, 1977. DOI: https://doi.org/10.2307/1208274

RODA viva - Haroldo de Campos - 1996. São Paulo: TV Cultura, 2017. 1 vídeo (1:28:58min). Disponível em: https://youtu.be/z7eyMRvd5Ag?feature=shared. Acesso em: 20 out. 2023.

ROST, I. Navilouca revista. São Luís: Passagens, 2022.

SOUZA, G. B. M. F. B. Neobarroco, neobarroso, transbarroco: uma leitura do barroco nas obras literárias de Haroldo de Campos e Néstor Perlongher. 2017. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-06032018-125219 DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-06032018-125219

SOUZA, G. B. M. F. B. Neobarroco/pós-moderno: potlatch cultural latino-américa/mundo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. p. 899-907. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/Anais/anais_paginas_%20503-1004/Neobarroco.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

VENTURA, Z. O Barroco é o estilo ou será a alma do Brasil?. Época, Rio de Janeiro, 13 dez. 2010. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI156437-15518,00.html. Acesso em: 20 out. 2023.

Publicado

2022-08-02

Cómo citar

Rost, I. D. (2022). "Sousândrade: Rascunho para uma urna". Boitatá, 17(34), e022009. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e48350