Cortar a cidade com os pés: sobre travessias em paisagens brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35127Palabras clave:
Travessia, Deriva, Contexto urbano, Experiência Corporal.Resumen
No presente texto, discutimos o ato de caminhar como um princípio e um fim, podendo se configurar como uma ação performativa que se encerra nela mesma. A noção de travessia será apresentada em oposição à de deriva, servindo-se da análise de duas travessias: uma em São Paulo e outra em Uberlândia, realizadas por grupos de artistas relacionados a uma pesquisa comum. A travessia de um território promove a dissolução das fronteiras entre arte e realidade, entre visível e invisível, entre ver e fazer, reconfigurando a função do artista e o modo de usar a arte. Cria-se uma poética na qual arte e política são indissociáveis. Trata-se de uma ação que visa (re)cortar territórios em diferentes eixos, ressignificando seus usos e instaurando uma espécie de acontecimento na cidade. Geralmente, tal ação resulta em outras materialidades (relatos, fotos, vídeos e desenhos) que se apresentam para espectadores ausentes, como rastros ou vestígios dessa intervenção no tecido urbano. Em nossa reflexão, interessa perceber travessias como formas de subverter, de inverter perspectivas de ocupação da cidade, sublinhando como potência e papel do artista a invenção de outros sentidos para hábitos e mundos já constituídos.
Palavras-chave:
Descargas
Citas
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. V.1. Petrópolis: Vozes, 2014.
PALMIERI JR. Valter. “Gourmetização” da alimentação uma sociedade desigual. Carta Social e do Trabalho. UNICAMP, n.34, 2016, p.33-38.
OITICICA, Hélio; OITICICA FILHO, Cesar; COELHO, Frederico (Org.). Conglomerados newyorkaises (1939-1980). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
VELOSO, Verônica G. Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano. São Paulo: ECA/USP, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Verônica Veloso, Paulina Maria Caon
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.