A literatura de cordel na EJA: um diálogo com diferentes práticas de letramento

Autores/as

  • Sílvia Gomes de Santana Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31749

Palabras clave:

Letramento, EJA, Cordel

Resumen

Discute a importância da poesia cordelista no letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente adultos e idosos. O objetivo deste estudo é analisar exemplos de cordéis na perspectiva desse letramento específico. Serão estudadas as ideias de Soares, Cosson, Zumthor, Ferreira, Freire, entre outros, no sentido de se definir o cordel, manifestação literária e cultural marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desprivilegiados, como instrumento eficiente de letramento.

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Biografía del autor/a

Sílvia Gomes de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB

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Publicado

2014-10-30

Cómo citar

Santana, S. G. de. (2014). A literatura de cordel na EJA: um diálogo com diferentes práticas de letramento. Boitatá, 9(18), 266–280. https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31749

Número

Sección

Dossiê

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