Acendam-se os holofotes, abram-se as cortinas: João Grilo invade o teatro e o cinema

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31252

Palabras clave:

João Grilo, Literatura, Teatro, Cinema,

Resumen

Neste artigo, discute-se a presença do personagem João Grilo, que salta da literatura para o tablado e, em seguida, estreia no cinema. Sua capacidade metamórfica é ressaltada, visibilizando-se, ainda, sua faceta performática. Grilo nascera da cultura oral, depois fora transposto para o texto escrito de cunho popular. Suas andanças fizeram-no múltiplo e detentor de uma linguagem plural, que alcança o teatro, a televisão e o cinema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Evangelista do Nascimento Neto, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Citas

GUERRA, Felipe do Monte. O diabo também é brasileiro: a figura de Satanás no cinema nacional. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Anhembi Morumbi. 2011.

GUIDARINI, Mário. Os pícaros e os trapaceiros de Ariano Suassuna. São Paulo: Ateniense, 1992.

LIMA, João Ferreira de. Proezas de João Grilo. São Paulo: Luzeiro, 1979.

NASCIMENTO NETO, João Evangelista do. A incursão dos Trapalhões pela literatura brasileira: a adaptação do Auto da Compadecida para o cinema, 2007.

NEWTON JÚNIOR, Carlos. O circo da onça malhada: iniciação à obra de Ariano Suassuna. Recife: Artelivro, 2000.

OROFINO, Maria Isabel. Mediações na produção de TV: um estudo sobre o Auto da Compadecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

SANTOS, Irenilde Pereira dos. A memória no discurso do Auto da Compadecida. In: MICHELETTI, Guaraciaba (Org.). Discurso e memória em Ariano Suassuna. São Paulo: Paulistana, 2007.
SENA, José Eduardo Botelho de. 20 anos de Os Trapalhões no
Auto da Compadecida: menos Trapalhões, mais Suassuna.
Revista Travessias – Pesquisas em Educação, Cultura,
Linguagem e Arte, Cascavel, n. 1, p. 13, dez. 2007.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1957.

A COMPADECIDA. Direção: George Jonas. Produção: George Jonas e NORCINE/UNIFILM. Roteiro: George Jonas e Ariano Suassuna. Intérpretes: Regina Duarte, Armando Bógus, Antonio Fagundes. [S.L.] 1 bobina cinematográfica (90 min.). son. Color.

AUTO da Compadecida. Direção: Guel Arraes. Produção: Globo Filmes. Produtor associado: Daniel Filho. Roteiro: Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão. Intérpretes: Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Selton Mello e outros. [S.L.]: Globofilmes; 1 bobina cinematográfica (115 min.), son., color., 35 mm.

OS TRAPALHÕES no Auto da Compadecida. Direção: Roberto Farias. Produção: Globo Filmes. Roteiro: Roberto Farias e Ariano Suassuna. Intérpretes: Renato Aragão, Dedé Santana, Zacarias, Mussum, Betty Goffman, Raul Cortez, Cláudia Gimenez e outros. [S.L.]: Organizações Aragão; 1 bobina cinematográfica (95 min.), son., color., 35 mm.

Publicado

2016-12-11

Cómo citar

Nascimento Neto, J. E. do. (2016). Acendam-se os holofotes, abram-se as cortinas: João Grilo invade o teatro e o cinema. Boitatá, 11(21), 37–53. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31252

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.