Problemas e questões da pesquisa em literatura oral

Autores/as

  • Doralice Alcoforado Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30947

Palabras clave:

Literature

Resumen

A pesquisa em literatura oral exige do pesquisador um conhecimento das suas peculiaridades, que dizem respeito à sua natureza e função, uma vez que o texto oral porta características de texto artístico e de texto etnográfico, aspectos que precisam ser codificados na sua transcrição e ressaltados quando da sua análise. O texto oral, virtualmente retido na memória de um transmissor de folclore, é produzido no momento da sua performance ? “momento em que uma mensagem poética é simultaneamente transmitida e percebida.” (Zumthor, 1993, p. 295) ?, quando o texto se atualiza, incorporando signos do universo cultural do transmissor. Assim, a criação do texto oral é fruto da transmissão de um intérprete do saber popular e da recepção desse saber por uma platéia. Por isso o pesquisador precisa estar atento a tudo que se passa na assistência durante à performance, anotando ocorrências que poderão vir esclarecer e mesmo complementar informações contidas no texto propriamente dito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doralice Alcoforado, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Bahia

Citas

ALBAN, M. del Rosário Suárez. Proposta de transcrição grafemática passo a passo. Salvador: Instituto de Letras da UFBA, 1990. (Texto mimeografado).

BOUVIER, Jean-Claude. La notion d’ethnotexte. In: PELEN, Jean- Nöel et MARTEL, Claude (org.) Les voies de la parole: ethnotextes et littérature orale - approches critiques. Provence: Université de Provence, 1992. p. 12 - 21.

BRUNO, Aníbal. Interjeições e onomatopéias. Recife: Tese de concurso, 1993.

JAKOBSON, Roman O folclore, forma específica de criação. Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973. p. 59-72. (Texto mimeog. Tradução: Ma. del Rosário Albán, Alvanita A. Santos e M. Luisa S. Gonçalves).

JAKOBSON, Roman; POMORSKA, Kristyna. Diálogos. São Paulo: Cultrix, 1985.

ZUMTHOR, Paul. Introduction à la poésie orale. Paris: Editions du Sueil, 1983.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Cómo citar

Alcoforado, D. (2017). Problemas e questões da pesquisa em literatura oral. Boitatá, 3, 67–72. https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30947