Pronome sujeito + verbo no gerúndio nos posts do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e52877

Palavras-chave:

Pronome sujeito, Gerúndio, Instagram, Legenda

Resumo

Este estudo propõe a análise de sete publicações no feed da rede social Instagram, cujas legendas, redigidas em português brasileiro, revelam aspectos multimodais característicos da linguagem digital. O foco recai sobre construções que apresentam a sequência [pronome sujeito + verbo no gerúndio], como exemplificado em: “eu acordando depois de ter amamentado a noite inteira: [balão da Hello Kitty esvaziado, em movimento de caminhar]”. Argumenta-se que tal construção não constitui ocorrência frequente no português brasileiro, seja na modalidade oral ou escrita, e distingue-se do fenômeno conhecido como gerundismo, ilustrado por expressões como “vou estar ligando para a senhora”, amplamente discutido na literatura (Torres; Coan, 2016). O objetivo central é descrever e analisar essas ocorrências e discutir sua possível classificação no âmbito dos usos do gerúndio no português brasileiro (Braga; Coriolano, 2009). Segundo Bechara (2009), o gerúndio expressa ações simultâneas ou subsequentes. Já Diniz Cunha Alves e Chaves (2020) destacam seu emprego criativo em gêneros digitais como o publipost. Hipotetiza-se que a natureza multimodal dos textos no Instagram favorece construções que buscam representar, de forma breve e simultânea, um sujeito em ação no momento da enunciação.

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Biografia do Autor

Raquel Rosa Araujo de Medeiros, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Letras Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará — UFPA.

Antonia Fernanda de Souza Nogueira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP). Professora adjunta da Universidade Federal do Pará — UFPA.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

MEDEIROS, Raquel Rosa Araujo de; NOGUEIRA, Antonia Fernanda de Souza. Pronome sujeito + verbo no gerúndio nos posts do Instagram. Boitatá, Londrina, v. 20, n. 39, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5433/boitata.2025v20.e52877. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/52877. Acesso em: 25 dez. 2025.