Cinderela e Rapunzel

entre os clássicos e as versões cinematográficas Enrolados e Caminhos da floresta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e45746

Palavras-chave:

Contos de fadas, Releituras Contemporâneas, Figuras femininas

Resumo

Sabemos que os contos de fadas da tradição ocidental, como aqueles escritos pelos irmãos Grimm, estabelecem diálogos intertextuais com suas releituras contemporâneas, seja na literatura, seja no cinema. Sabemos também que essas releituras, muitas vezes, lançam um novo olhar sobre os textos tradicionais, proporcionando atualizações diversas, as quais estão ligadas às necessidades do contexto social em que estão inseridas. Com isso em mente, o objetivo deste artigo é promover uma reflexão acerca do feminino em dois contos clássicos escritos pelos Grimm, a saber, “Rapunzel” e “Cinderela”, de forma que seja possível, então, compará-los às adaptações cinematográficas Enrolados (2011) e Caminhos da Floresta (2015), visando com isso compreender e analisar se o papel feminino foi usado para reiterar ou romper estereótipos de gênero. Em última análise, desejamos contribuir com os estudos cujo foco é o universo dos recontos (releituras de contos de fadas clássicos) presentes na literatura e, mais especificamente, nas mídias digitais da contemporaneidade, como o cinema, os quais nos permitem observar se e como o contexto social provocou mudanças no enredo e na caracterização das personagens femininas (e masculinas), aproximando-se ou distanciando-se de suas fontes.

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Biografia do Autor

Inessa Rosa de Amorim, A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Teoria Literária pela mesma instituição. Doutoranda em Estudos Literários pela UNESP.

Guilherme Augusto Louzada Ferreira de Morais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Araxá

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Francês), pela UNESP/São José do Rio Preto (2015), e em Licenciatura em Letras (Inglês), pela UNIUBE (Universidade de Uberaba) (2018). Realizou Mestrado (2016-2018), sob os auspícios da FAPESP (Processo 2015/23592-6), em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto. Realizou Doutorado (2018-2022), sob os auspícios da CAPES (Processo 88882.180738-2018-01), em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto. Foi um dos líderes do grupo de pesquisa "Narrativas maravilhosas, míticas ou populares: da oralidade à Literatura" (2019-2022). Atualmente, é professor substituto de língua inglesa no CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Campus Araxá. Além disso, atua como professor particular de inglês (EFL - English as a foreign language). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura / Estudos Literários, em atuando, principalmente, nos seguintes temas: Jogos Vorazes, Heroína, Arquétipos Literários, Cultura Romana, Mitologia, Conto Maravilhoso, Crítica Feminista, Intertextualidade e Literatura Comparada. 

 

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

Rosa de Amorim, I., & Louzada Ferreira de Morais, G. A. (2022). Cinderela e Rapunzel: entre os clássicos e as versões cinematográficas Enrolados e Caminhos da floresta. Boitatá, 17(33). https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e45746

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo