Expediente

Autores

  • Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal IFBaiano
  • Fernando Alves da Silva Junior UFPA

Palavras-chave:

oralidade. Método. Pesquisa. Poéticas Orais

Resumo

Elementos pré-textuais. Boitatá N26. Jul - Dez 2018

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal, IFBaiano

Doutora em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras - Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras - Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG).É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: tradição oral, cultura popular, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. Ministrante de cursos livres na área, já tendo sido convidada a realizá-los nas seguintes instituições: Universidade de Coimbra, numa promoção do IEB e do Programa de Materialidades da Literatura, UFRJ, UFRGS e UNEB em diferentes campis. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, o qual coordenou no biênio 2016-2018 .Quando secretária, durante o biênio 2014-2016, criou o blog do mesmo grupo (https://gtliteraturaoralepopularanpoll.wordpress.com/). É pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial - NUTOPIA, liderado pelo Prof. Dr. Ari Lima e Investigadora Colaboradora, em nível de Pós-Doutoramento, do Grupo Mediação Digital e Materialidades da Literatura, integrado ao Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Desde julho de 2019 integra,como investigadora externa, o Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia. Dentre suas funções está a de possibilitar vínculos entre o LANMO e distintas instituições de educação superior e de caráter cultural no Brasil e/ou outros países da Europa e América Latina, além de propor atividades conjuntas, tais como: intercâmbio acadêmico, mobilidade estudantil, organização de eventos, entre outras. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II, entre os anos de 2014 e 2019 onde colaborou em disciplinas do Mestrado em Crítica Cultural, além de participar de bancas de mestrado. Iniciou, no âmbito do estágio de pós-doutoramento, pesquisa de campo sobre a Ocupação Cultural, sarau pluricultural da cidade de Valença, no Baixo Sul baiano, a qual dá continuidade. É, atualmente, professora EBTT substituta de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano - no Campus de Santa Inês, no qual ministra disciplinas de língua portuguesa, literatura e redação científica para os cursos técnicos integrados de Agropecuária e Zootecnia.

Fernando Alves da Silva Junior, UFPA

Doutorando em Estudos Literários (UFPA), mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA, 2014) e graduado em Letras (UFPA, 2010). Atua na linha de pesquisa Literatura, Memórias e Identidades com o seguinte tema: Tradução, performance e xamanismo na poética ameríndia. Interessa-se por Teoria Literária, Literatura Comparada, Oralidade e Poéticas da Floresta.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

Vidal, M. P. P. da H., & Junior, F. A. da S. (2018). Expediente. Boitatá, 13(26), 1–5. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/38609