Seguindo as pegadas dos ratos: imersão, aprendizados e travessias em busca da lenda de Hamelin (Alemanha)
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e33582Palavras-chave:
Relato de viagem, Diário de viagem, Contos de fadas, Contos universais, O flautista de HamelinResumo
No artigo o autor apresenta sua pesquisa sobre os contos de fadas a partir de uma imersão estética, poética e investigativa na cidade de Hamelin (Alemanha), cenário da famosa lenda “O Flautista de Hamelim”. A partir dos aprendizados das andanças pela pequena cidade, o pesquisador funde-se à sua própria pesquisa sobre os contos de fadas universais, orientado pela melodia irresistível da curiosidade e das descobertas pessoais. Perscruta o sentido do “fatum” ou do destino nos contos universais e a partir da lenda de Hamelin, apresenta as principais características dos contos universais que sustentam o mistério de suas origens e a sua imortalidade, sempre se renovando e iluminando as inquietações da contemporaneidade. O autor ilustra o artigo com fotografias, diário de bordo, mapa e anotações – testemunhas destas andanças e de suas próprias inquietações e transformações e, por fim, revela os aprendizados desta sua condição de viajante-pesquisador. O sentido da viagem revela-se entre a partida e a chegada, muito mais nas indagações e nos encontros vividos do que nas respostas encontradas.
Downloads
Referências
GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. Contos de Grimm (contos de fadas) – obra completa. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008.
HARTY, Sheila. Pied Piper Revisited. In: BRIDGES, David; MACLAUGHLIN, Terence H. Education and the market place. London: Routledge, 1994. p. 29-55.
HUECK, Karin. O lado sombrio dos contos de fada. São Paulo: Abril, 2016.
WALLER, John. A time to dance, a time to die: the extraordinary story of the dancing plague of 1518. Cambridge: Sourcebooks, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Leandro Alves da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.