Seguindo as pegadas dos ratos: imersão, aprendizados e travessias em busca da lenda de Hamelin (Alemanha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e33582

Palavras-chave:

Relato de viagem, Diário de viagem, Contos de fadas, Contos universais, O flautista de Hamelin

Resumo

No artigo o autor apresenta sua pesquisa sobre os contos de fadas a partir de uma imersão estética, poética e investigativa na cidade de Hamelin (Alemanha), cenário da famosa lenda “O Flautista de Hamelim”. A partir dos aprendizados das andanças pela pequena cidade, o pesquisador funde-se à sua própria pesquisa sobre os contos de fadas universais, orientado pela melodia irresistível da curiosidade e das descobertas pessoais. Perscruta o sentido do “fatum” ou do destino nos contos universais e a partir da lenda de Hamelin, apresenta as principais características dos contos universais que sustentam o mistério de suas origens e a sua imortalidade, sempre se renovando e iluminando as inquietações da contemporaneidade. O autor ilustra o artigo com fotografias, diário de bordo, mapa e anotações – testemunhas destas andanças e de suas próprias inquietações e transformações e, por fim, revela os aprendizados desta sua condição de viajante-pesquisador. O sentido da viagem revela-se entre a partida e a chegada, muito mais nas indagações e nos encontros vividos do que nas respostas encontradas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Artista bonequeiro filiado à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - Centro Unima Brasil. Diretor Teatral DRT 12.402. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

GRIMM, Jacob e GRIMM, Wilhelm. Contos de Grimm (contos de fadas) – obra completa. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008.

HARTY, Sheila. Pied Piper Revisited. In: BRIDGES, David; MACLAUGHLIN, Terence H. Education and the market place. London: Routledge, 1994. p. 29-55.

HUECK, Karin. O lado sombrio dos contos de fada. São Paulo: Abril, 2016.

WALLER, John. A time to dance, a time to die: the extraordinary story of the dancing plague of 1518. Cambridge: Sourcebooks, 2009.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Silva, L. A. da. (2018). Seguindo as pegadas dos ratos: imersão, aprendizados e travessias em busca da lenda de Hamelin (Alemanha). Boitatá, 13(25), 117–138. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e33582

Edição

Seção

Dossiê