Voz-melodia: uma proposta de abordagem do centro de significações da canção

Autores

  • Judson Gonçalves de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31568

Palavras-chave:

Voz-melodia, Paul Zumthor, Poesia oral

Resumo

Partindo do princípio de que as abordagens da Canção derivadas de teorias estritamente musicais ou estritamente poético-literárias apresentam resultados de compreensão parcial, apresentamos neste artigo o conceito de voz-melodia que – excluindo neste resumo, mas desenvolvido no corpo do artigo, os detalhes de suas elaboração – definimos como a voz realizada em performance que transporta, além dos elementos vocais, uma melodia cantabile cujo texto é compreensível. Fundamentado, sobretudo, na contribuição teórica de Paul Zumthor acerca das poéticas da oralidade, objetivamos apontar para os elementos significativos da canção (como a melodia e o texto) unificados e transmitidos em performance. Talvez assim, possamos contribuir para a elaboração de um campo de estudos para a "pequena tradição" (no dizer de Marcos Napolitano) da canção brasileira, tentando encontrar um centro de significações que não é nem apenas musical e nem apenas poético.

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Biografia do Autor

Judson Gonçalves de Lima, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. de Música e Arte educação da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral

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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Lima, J. G. de. (2013). Voz-melodia: uma proposta de abordagem do centro de significações da canção. Boitatá, 8(16), 84–96. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31568

Edição

Seção

Dossiê