Voz-melodia: uma proposta de abordagem do centro de significações da canção
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31568Palavras-chave:
Voz-melodia, Paul Zumthor, Poesia oralResumo
Partindo do princípio de que as abordagens da Canção derivadas de teorias estritamente musicais ou estritamente poético-literárias apresentam resultados de compreensão parcial, apresentamos neste artigo o conceito de voz-melodia que – excluindo neste resumo, mas desenvolvido no corpo do artigo, os detalhes de suas elaboração – definimos como a voz realizada em performance que transporta, além dos elementos vocais, uma melodia cantabile cujo texto é compreensível. Fundamentado, sobretudo, na contribuição teórica de Paul Zumthor acerca das poéticas da oralidade, objetivamos apontar para os elementos significativos da canção (como a melodia e o texto) unificados e transmitidos em performance. Talvez assim, possamos contribuir para a elaboração de um campo de estudos para a "pequena tradição" (no dizer de Marcos Napolitano) da canção brasileira, tentando encontrar um centro de significações que não é nem apenas musical e nem apenas poético.
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