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DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31558

Resumo

Nesta edição da Revista damos enfoque à canção em suas diversas facetas. De modo simplificado, a canção pode ser conceituada como um artefato semiótico construído pela articulação entre um texto verbal e um percurso rítmico-melódico, cuja realização é efetivada pela voz. Sendo uma das principais modalidades de comunicação poética tanto nas culturas tradicionais quanto na oralidade contemporânea, constitui-se um objeto relevante para os estudos de poéticas orais. Devido à sua estrutura semioticamente multifacetada, à enorme variedade de suas vertentes e formatos, bem como à amplitude de sua presença na cultura mediatizada desde o início do século XX, a canção tornou-se um tópico de pesquisa prestigiado nas áreas de letras, musicologia, antropologia, sociologia, história, comunicação e outras. Tal diversidade de abordagens pode ser vislumbrada na seção temática deste número da Revista Boitatá.

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Publicado

2013-10-30

Como Citar

RANIERI, Alexandre; SILVA, Alexandre Vilas Boas da; PRZYBYLSKI, Mauren Pavão. Apresentação. Boitatá, Londrina, v. 8, n. 16, p. 7–9, 2013. DOI: 10.5433/boitata.2013v8.e31558. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31558. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Editorial