Performance e poética no conto oral O Afilhado do Diabo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31519

Palavras-chave:

Poética, Tradição Oral, Cultura Popular, Performance

Resumo

O presente artigo pretende analisar o conto oral intitulado O Afilhado do Diabo, coligido na coletânea Contos Tradicionais do Brasil (2001), por Câmara Cascudo. Inicialmente, apresenta-se uma discussão acerca da importância da Tradição Oral e da Performance Poética e como estas reelaboram as experiências, vivências e os modos de vida a partir dos estudos teóricos de Paul Zumthor (1985), Gyslane Matos (2005), Hampâté Bâ (1985), entre outros. Em seguida, aponta-se aspectos intrínsecos à cultura popular, levando em consideração o conto como um dispositivo operante que, por meio de um viés crítico, instaura um espaço de tensão, engendrando uma reflexão crítica da realidade. Por fim, propõe-se uma análise da narrativa cujas conclusões apontam para o fato de que a palavra poética, em seu processo de recriação, volta-se fundamentalmente para interioridade do ser humano, permitindo que a linguagem adquira novas significações ao expressar a realidade por formas abstratas e simbólicas.

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Biografia do Autor

José Carlos Felix, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Priscila Cardoso de Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Crítica Cultural - UNEB

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Felix, J. C., & Silva, P. C. de O. (2015). Performance e poética no conto oral O Afilhado do Diabo. Boitatá, 10(19), 208–226. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31519

Edição

Seção

Seção Livre

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