Memória, poesia e profecia: a identidade sertaneja num inverno de versos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31513

Palavras-chave:

Peformance, Profecia, Poesia, Marcos Antunes, Paul Zumthor

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o laço identitário existente nos versos do poeta Marcos Antunes, a memória coletiva e a identidade cultural do grupo social em que está inscrito. Ancorados principalmente em Paul Zumthor e na sua leitura acerca da poesia oral e da performance, buscamos compreender como a poesia tece um laço de coesão e identidade com o grupo social em que o poeta está inscrito, principalmente com relação ao inverno enquanto motivo poético que dá à voz do poeta um laço com a identidade cultural nordestina e sertaneja. Dessa forma, a leitura do pensamento de visão de Paul Zumthor nos ajudou a entender a performance como constitutiva da poesia, de uma enunciação e de uma recepção que atinge um público com seus versos e temas e tece um laço de identidade entre o poeta e sua comunidade, principalmente na temática do inverno tão significativa para a memória do povo sertanejo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ciro Leandro Costa da Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Netanias Mateus de Souza Castro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Referências

ANDRADE, Marcos Antunes de. Minhas poesias: cânticos da alma. Luís Gomes: [s. n.], 2011.

AYALA, Maria Ignez Novaes. Riqueza de pobre. In: Literatura e sociedade - Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, São Paulo, n. 02, p. 160-169, 1997.

BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. Rio de Janeiro: J. Olympo, 1976.

BARROS, Luitgarde Oliveira. Cavalcanti. Juazeiro do Padre Cícero: A Terra da Mãe de Deus. 2. ed. Fortaleza: Editora IMERPH, 2008.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro 2006.

HÖFFLER, Angelica. A floresta no cordel. Fortaleza: Secult, 2006.

HÖFFLER, Angelica. Vozes e imagens da terra da mãe de Deus. In: GURGEL, Deífilo; D. MAIA, Isaura Amélia de Sousa Rosado; LIMA, Ana Neuma Teixeira de (Orgs.). Bom dia Literatura oral. Natal (RN): RN Econômico, 2009 (coleção Patrimônio Potiguar, 5).

LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Teatro infantil na sala de aula: diálogos com a cultura popular. LÚCIO, Ana Cristina Marinho. (Org.). Teatro infantil e cultura popular. Campina Grande; Bagagem, 2005.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. Tradução de Amalio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Fonseca, C. L. C. da, & Castro, N. M. de S. (2015). Memória, poesia e profecia: a identidade sertaneja num inverno de versos. Boitatá, 10(19), 171–184. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31513

Edição

Seção

Seção Livre