A cosmovisão celta e a vocalidade poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31509Palavras-chave:
Tradição Oral, Vocalidade, Literatura MedievalResumo
Este artigo estuda a vocalidade na tradição oral dos Celtas e as suas reverberações na literatura medieval da Irlanda e do País de Gales. Com o foco na religião Celta, veremos as possíveis relações que os druidas e os bardos estabeleciam com as palavras, com os sons, com os cantos e com as músicas. Para esta pesquisa, foram realizados estudos interdisciplinares com as áreas da Literatura Medieval, da Religião Celta e da Arqueologia. Foram observados os fluxos migratórios da voz da tradição oral para a tradição escrita, da língua Celta Antiga para a língua Latina, da religião pagã para a religião cristã. Mais do que tecer uma sequência linear dos fatos reais, propõe-se a ampliação da escuta da historicidade da voz no seu uso, em determinados contextos históricos, sociais e ambientais. A partir do conceito de Paul Zumthor sobre a vocalidade, os textos mitológicos sobre os Celtas serão abordados considerando seus aspectos corporais, seus modos de existência como objetos da percepção sensorial e musical do ambiente.
Downloads
Referências
AMIM, Mônica. MABINOGION: o maravilhoso e o utópico na construção da identidade galesa. [Tese de Doutorado] - Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.
CUNLIFFE, Barry. The Celtic World. London: Constable, 1992.
CUNLIFFE, Barry. The druids. New York: Oxford University press, 2010.
DAVIES, Sioned. Mythology and the oral tradition. In: GREEN, Miranda. The Celtic world. NY, Routledge, 1995.
DAVIES, Sioned. Storytelling in Medieval Wales. Journal Oral Tradition. v.7, n.2, p. 231- 57.Columbia, 1992.
FOREST, Danu. The druid shaman: exploring the Celtic otherworld. Winchester: Moon Books, 2013.
GARLICK, Susan F. Horses, swine and magical birds: The role of animals in the Mabinogion. [Master’s thesis in Arts]. University of Wales, Trinity St David, Lampeter Campus, 2011.
GREEN, Miranda. The gods of the Celts. USA: Gloucester, 1986.
GREEN, Miranda. The world of druids. London: Thames and Hudson, 1997.
KOCH, John T. The conversion and the transition from Primitive to Old Irish c. 367-c. 637. In: Emania 13 (1995), p. 39–50.
MAC CANA, Proinsias. Celtic Mythology. England: Newnes Books, 1983.
MACLEOD, Sharon Paice. Celtic Myth and Religion: a study of traditional belief, with newly translated prayers, poems and songs. North Carolina: Mac Farland, 2012.
MACLEOD, Sharon Paice. The divine feminine in ancient Europe. North Carolina: Mac Farland, 2014.
NAGY, Joseph Falaky. Orality in Medieval Irish Narrative: an overview. In: Oral tradition journal. v.1, n. 2, p. 272-301. Columbia, 1986.
RALLS-MACLEOD, Karen. Music and the Celtic otherworld, from Ireland to Iona. Edinburg: Edinburg University Press, 2000.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Fonterrada. São Paulo: UNESP, 2001.
STEWART, Robert. Celtic Gods, Celtic Goddesses. New York: Blandofrod, 1990.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Amalio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. Cotia/São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Janaina Träsel Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.