Surrealismo etnográfico: base epistemológica para a pesquisa em artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31491

Palavras-chave:

Educação, Artes Cênicas, Artes, Surrealismo Etnográfico, Metodologia de Pesquisa,

Resumo

A diversidade de bases epistemológicas e propostas metodológicas para as pesquisas em arte, educação e ciências humanas de um modo geral nem sempre contemplam as abordagens investigativas de alguns trabalhos nestas áreas. A partir do mote de discussão relacionado a uma pesquisa em artes cênicas, apresentamos neste artigo o surrealismo etnográfico como uma proposta outra para investigações dessas áreas. Além disso, também ressaltamos a alegoria do nó cristalográfico para expandir a reflexão sobre a escrita de pesquisa nestas áreas do conhecimento. Portanto, acreditamos que a proposição de novas alternativas metodológicas e abordagens epistemológicas podem vir a auxiliar no desenvolvimento de reflexões em outras áreas do conhecimento, não contempladas pelas tradicionalmente instituídas no meio acadêmico.

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Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas, Universidade Federal de Pelotas.

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Psicologia, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Vargas, V. de S., & Bussoletti, D. . M. (2015). Surrealismo etnográfico: base epistemológica para a pesquisa em artes cênicas. Boitatá, 10(20), 301–316. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31491

Edição

Seção

Seção Livre

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