Passos da direita para a esquerda, para frente e para traz: visibilidade da mulher macuxi

Autores

  • Maria de Lourdes Sousa Gomes Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31283

Palavras-chave:

Mulher Macuxi, Gênero, Identidade política.

Resumo

Nesta pesquisa procurou-se entender a trajetória de vida de três mulheres Macuxi a partir de suas posições de liderança no período de 1986-2002, identificando as condições que propiciaram o surgimento das lideranças femininas nas comunidades indígenas. Com a análise dos discursos dessas lideranças objetivou-se identificar os pontos relevantes de suas lutas, verificando em que medida a atuação das lideranças femininas implicaram na construção de uma nova identidade política. Explanamos sobre as Lideranças Femininas Macuxi, Histórico do Movimento das Mulheres e da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima-OMIR. A metodologia circunscrita pela História Oral possibilitou desenvolver a pesquisa com um conjunto de procedimentos articulados entre si cuja finalidade é obter resultados confiáveis permitindo produzir conhecimento envolvendo um conjunto de entrevistas, submetido a uma amostragem expressiva, selecionada, através da qual os suportes daquele universo estariam presentes. Na pesquisa percebeu-se que as três mulheres Macuxi desenvolveram um acentuado papel de liderança frente às relações de gênero e, ao longo de suas trajetórias têm demarcado o referencial de luta e conquista em sua etnia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Sousa Gomes, Universidade Federal de Roraima

Drª. em Psicologia pela Universidade do Algarve/PT.   Professora adjunta da Universidade Federal de Roraima

Referências

ALVAREZ, Sonia E. DAGNINO, Evelina. ESCOBAR, Arturo (Orgs.). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte, UFMG, 2000. p. 24-25.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes. 1987.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo, Cortez, 1992. p. 19.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução In: Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 2, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Vozes, 1999.

MEIHY, José Carlos S. Bom. Manual de História Oral. São Paulo, Loyola, 1996.

SCOTT, Joan. Gênero uma categoria de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n.2, p. 88-89, 1995.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Gomes, M. de L. S. (2016). Passos da direita para a esquerda, para frente e para traz: visibilidade da mulher macuxi. Boitatá, 11(22), 148–163. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31283

Edição

Seção

Dossiê