Bases da literatura oral - uma análise do contexto da lira popular e da literatura de cordel com base em "Literatura e subdesenvolvimento"
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31259Palavras-chave:
Lira Popular, Literatura de Cordel, Subdesenvolvimento, CandidoResumo
A Literatura nos países latino-americanos sempre encontrou problemas para desenvolver-se por vários motivos, pois, como avalia o professor Antonio Candido, as condições materiais para a parca presença da literatura local se ligam ao analfabetismo, inexistência dos públicos disponíveis para a literatura (em função do número reduzido de leitores reais), não especialização dos escritores locais, condições estas relacionadas ao “subdesenvolvimento” da região. No entanto, com tais problemas para o crescimento do círculo literário letrado, abre-se espaço para formas literárias não reconhecidas como as que se baseiam na oralidade criadas por figuras provenientes do meio campesino e da periferia das grandes cidades. No presente trabalho, analisamos e comparamos de maneira genérica as condições de criação e desenvolvimento da Lira Popular chilena e a Literatura de Cordel brasileira, com base em “Literatura e subdesenvolvimento” de Antonio Candido, tendo como período de análise desse contexto das formas literárias de base oral a segunda metade do século XIX até a década de 1930, período em que a Lira Popular deixa de circular.
Downloads
Referências
CALDAS FILHO, Carlos Ribeiro. Religião na literatura de cordel: análise da religiosidade popular no nordeste brasileiro. In: Revista de cultura teológica, São Paulo, v. 52, p. 65-77, 2005.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARDOSO, Luís Miguel B. Literatura, Paraliteratura ou Subliteratura? O Estatuto Axiológico de um texto de linguagem mista: a Banda Desenhada. In: Fórum Media - Revista do curso de comunicação social, Viseu/Portugal, n. 4, 2002.
CURRAN, Mark J. A literatura de cordel. Recife: Ed. Universidade Federal do Pernambuco, 1973.
LAFAYE, Jacques. Literatura y vida intelectual en la América española colonial. In: BETHELL, Leslie. In: Historia de América Latina. Tomo 4 – América Latina: población, sociedad y cultura. Barcelona: Editorial Crítica, 1990, p. 229-264.
HOMOLKA, Sônia Pereira. Literatura de cordel: vozes da identidade e um breve estudo memorialístico. 2015, 77 p. Dissertação (Master of Arts) - Department of Spanish and Portuguese, Brigham Young University. 2015.
LUZ, Zé da. Brasí cabôco e Sertão em carne e osso. Recife: Litoral, 1999.
NAVARRETE, Micaela (Org.). La Lira popular: poesía popular impresa del siglo XIX. Santiago do Chile: Arquivo de Literatura Oral e Tradições Populares: Universitária: DIBAM, Departamento de Extensión Cultural, 1999. [17] folhas de lâminas.
PEREIRA, Marcos Paulo. A cristalização do imaginário medieval na literatura de cordel. In: Nau Literária, Porto Alegre, IL/UFRGS, v. 10, p. 188-207, 2014.
PINTO, Maria Isaura Rodrigues. Literatura de cordel do Brasil e de Portugal: elementos articuladores de cumplicidades e conflitos. In: Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, t. 2, p. 1986-2001, 2011.
RAMA, Ángel. Dez problemas para o romancista latino-americano. In: AGUIAR, Flávio; VASCONCELOS, Sandra (Org.). Literatura e cultura na América Latina. São Paulo, EDUSP. 2001, p. 47-110.
RAMA, Ángel. La ciudad letrada. Hanover, New Hampshire: Ediciones del Norte, 1984.
TERRA, Ruth B. L. Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste - 1893 - 1930. São Paulo: Global, 1983.
URIBE, Juan. Flor de canto a lo humano. Santiago: Editora Nacional Gabriela Mistral, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Anderson Morales Velloso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.